Abertura oficial do Encontro Internacional de Canionismo – RIC 2022 BRASIL

Na última sexta-feira (16/09) foi dada a largada para o RIC 2022 Brasil – Encontro Internacional de Canionismo. O evento acontece até o dia 25 de setembro com a participação de 200 atletas de 14 países do mundo, além dos seus convidados, que vão conhecer o território e consumir os produtos e serviços turísticos que o destino indutor do Extremo Sul de Santa Catarina tem a oferecer, através do canionismo.

A abertura oficial do RIC Brasil aconteceu no Salão Paroquial do Centro de Praia Grande/SC, que neste ano é a sede oficial do encontro através da organização da Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Praia-Grandense de Canionismo (APKanion), que formam a comissão organizadora do RIC.

Para o Prefeito Fanica, este é um importante momento para o Município e toda região. “Esse evento esportivo salienta a vocação que temos para as atividades ligadas à natureza como promotor do fluxo turístico, principalmente para quebrar a sazonalidade” explicou o Prefeito.

Já o Secretário de Turismo Jorge Scandolara Jr. agradeceu a parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e a APKanion, sendo preparado o RIC a mais de 15 meses para receber pessoas de todas as partes do mundo de forma segura e pensando em deixar um legado para todos os munícipes.

O canionismo consiste na descida/travessia de canyons percorrendo única e exclusivamente o percurso do leito do rio, transpondo seus obstáculos, como as cachoeiras, através do uso de cordas com a técnica do rapel, natação em correnteza, escorregadores naturais de pedra e as vezes até mesmo saltos de mais de 10 (dez) metros de altura, além de muita caminhada em blocos de pedra solta carregando quilos de equipamentos nas costas.

Na programação oficial, além das atividades técnicas aos participantes do evento, estão ocorrendo palestras, oficinas, mostras de equipamentos, fotos e vídeos e saídas de campo oferecidas a rede escolar municipal e comunidade local, de forma gratuita.

Praia Grande/SC foi escolhida para o evento pelo fato de que desde a virada da década de 90 os Canyons dos Aparados da Serra e Serra Geral já eram desbravados por este esporte, inclusive por europeus que estarão no evento, que divulgaram através do mundo nossa região e solicitaram que este importante evento fosse realizado aqui.

A comissão organizadora pretende deixar marcas positivas com o evento, entre elas, a aproximação com o esporte, familiarização com o ambiente natural e conscientização ambiental da população da importância das atividades físicas, principalmente ao ar livre, em contato com a natureza, proporcionando saúde e qualidade de vida, física e mental, como neste caso, através do canionismo. Além disso a comissão elaborou um caderno de informações específicas de toda a região, um livro de 420 páginas em 4 línguas, falando sobre a geologia, fauna, flora, ocupação humana, dentre outros importantes temas ligados ao evento.

Fotos: @sander.trento_fotografia