Campanha de Vacinação contra Poliomelite e Multivacinação nas Escolas

Nesta semana a equipe da Secretaria de Saúde esteve visitando as Escolas Municipais para realizar a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. A mobilização nacional foi iniciada no dia 08 de agosto e vai até o dia 09 de setembro, visando a atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Em Praia Grande a enfermeira Vanessa Bauer Coelho e a Técnica de Enfermagem Schirles Michele Sartor estiveram presentes nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Pequeno Aprendiz, Cantinho dos Sonhos e Leãozinho para atualizar a vacinação contra poliomelite nas crianças menores de 5 anos.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

O Secretário de Saúde, Marquinhos Alves, explica que embora a campanha termine em setembro, todas as vacinas estão disponíveis o ano inteiro no Postos de Saúde. “Manter todas as vacinas em dia contribui para a saúde dos estudantes e também evita o reaparecimento de doenças em nosso meio”, destaca o Secretário.

Fonte: Ministério da Saúde