O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA – 200 ANOS DE BRASIL

A data cívica mais importante do Brasil, o 7 de setembro, marca a independência do Brasil em relação ao Império Português, sendo esse celebrado anualmente com desfiles em todas as cidades brasileiras. Esse ano, 2022, comemora-se o bicentenário da Independência do Brasil, proclamado pelo príncipe português D. Pedro, em 1822. O povo brasileiro deu um grande passo ao se livrar das condições de colônia. Mesmo assim, nesses 200 anos de país, muitos desafios ainda estão para serem superados. O 7 de setembro é um dia para se comemorar, mas também, para pensar sobre qual país se quer construir.

Praia Grande, sempre manteve essa tradição com desfiles ao redor da Praça São Sebastião no centro da cidade. Nas décadas de 1970 e 1980 esses desfiles foram muito populares, envolvendo todas as escolas que organizavam e realizavam um desfile com temas que evidenciavam as características culturais e simbólicas de Praia Grande. Nas fotos encontradas no acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Praia Grande observa-se carros alegóricos que exemplificam o valor da cultura indígena brasileira, povos que originalmente habitam o território brasileiro antes da chegada dos europeus. Em outra foto observa-se um carro alegórico mostrando a cultura dos imigrantes italianos. E por ai vai… com temas variados. Uma das pessoas de destaque dessa época, foi a professora Diná, que era uma das mais entusiasmada com a organização dos desfiles cívicos. E você fez parte de um desses desfiles? Curta e compartilhe sua experiência.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Acervo Secretaria Municipal de Cultura.