História de Praia Grande

História de Praia Grande

……..Praia Grande, como parece a primeira vista não fica no litoral, mas, no sopé da Serra Geral, extremo sul catarinense. Não é uma praia comum, mas um imenso espraiado de seixos rolados.

……..O início da colonização deu-se por volta de 1890, pelos portugueses. Nesta época habitavam em Praia Grande, Idalino Cardoso, os irmãos Camilo João lnácio, e Ricardo João lnácio, Abel Esteves de Aguiar, Amândio Cardoso de Lima e Ildefonso Ramos da Silva.

……..Em 31 de dezembro de 1943 foi criado o Distrito de Praia Grande que passou a categoria de Vila. Possuía no ano de 1946 aproximadamente 90 prédios.

……..A emancipação política veio através da Lei nº 348 de 21 de junho de 1958. A instalação do município deu-se em 19 de julho do mesmo ano.

……..Gualberto Elias foi indicado como prefeito provisório, em seguida foram escolhidos os candidatos a Prefeito do novo município, José Inácio Junior a Abel Esteves de Aguiar, saindo-se vencedor, o primeiro por pequena vantagem de votos.

……..Os principais fundadores de Praia Grande foram:

……..– O Sr. João Inácio e seus filhos Ricardo João Inácio e Camilo João Inácio.
……..– O Sr. Antonio Cristiano Scheffer.
……..– O Sr. Idalino Cardoso.
……..– O Sr. Ildefonso Ramos da Silva.
……..– O Sr. Luis Bento dos Santos.
……..– O Sr. Manoel Esteves e seu filho Abel Esteves de Aguiar.
……..– O Sr. Marcílio Cristovão.
……..– O Sr. Luiz Tramont.

……..Por volta de 1916 a 1917, chegaram os primeiros fundadores de Praia Grande. Estas famílias que aqui chegaram, procuravam de uma forma ou de outra servir os moradores e as comunidades vizinhas. A família João Inácio veio da comunidade de Timbo­peba –  São João do Sul, e instalou as primeiras lojas e armazéns e mais tarde ficou para os irmãos: Ricardo João Inácio e Camilo João Inácio.

……..Na época, eram grandes as epidemias que sofriam o povo. Como não haviam hospitais e farmácias adequadas, as pessoas procuravam os curandeiros e benzedeiras. Mas o Sr. Antonio Cristiano Cardoso era o mais procurado por todos, os seus remédios, águas bentas e as homeopatias faziam com que seu pacientes se recuperassem logo. Por isso, seu Antonio Cristiano Cardoso, muito ajudou na saúde do povo naquela época.

……..Com a morte de seu Antonio C. Cardoso, a farmácia caseira passou aos cuidados do Sr. Idalino Cardoso. Este Senhor fez milagres, curou muita gente, pois todos que o procuravam tinham sucesso com a homeopatia do seu Idalino.

……..O Sr. Ildefonso Ramos da Silva sempre foi um líder voluntário da comunidade, prestando benefícios aos mais carentes, pois era de uma devoção incrível, por isso, seu Ildo sempre foi considerado uma das melhores figuras que Praia Grande teve.

……..Luiz Bento dos Santos um homem muito esperto para negócios, fazia suas trocas de produtos com os serranos que vinham e traziam suas mercadorias de cima da serra.

……..Sinhô Abel foi dono de alguns escravos que cultivavam suas terras e cuidavam de seu gado. O seu filho Abel Esteves de Aguiar, procurou fazer de Praia Grande a mais feliz e progressista cidade. Foi ele que implantou as primeiras fábricas, sendo elas: Torrefação e Moagem do Café Rosenda, hoje na cidade de Torres- RS; fábrica de açúcar cristalizado; a primeira Usina Hidroelétrica; foi também granjeiro e tinha descascador de arroz. Teve um mini frigorífico e implantou a primeira farmácia, considerado um eficiente farmacêutico. Muito lutou pela abertura da Serra do Faxinal e tinha grande atração pela política, sendo sua casa visitada por políticos ilustres. Foi Prefeito na cidade de Araranguá-SC, e na sua terra natal, concorreu como candidato a Prefeito, mas não teve sucesso, foi derrotado por poucos votos.

……..Na educação destacou-se o Sr. Marcílio Cristóvão como primeiro educador. O seu Marcílio foi quem ministrou os primeiros conhecimentos na educação, pois este mestre lecionava aulas particulares para as famílias. E assim, esse educador da época, fez com que muitos jovens alcançassem um pouco de cultura e conhecimentos.

……..O Sr. Luiz Tramont, era um mulato muito prezado por todos na época; pois veio com sua família da cidade de Taquara -RS e aqui chegando dedicou-se ao comércio. Mas, nem tudo brilhou tão fácil na vida do seu Luiz Tramont, pois seu comércio foi invadido pelos Pica-paus e Maragatos que estavam em lutas.

    ……..Também não poderíamos deixar de mencionar o Sr. Amândio de Lima,  vindo de um lugarejo antigo, Passo do Sertão, hoje o município de São João do Sul. Aqui chegando, seu Amândio dedicou-se à agricultura, principalmente a cana-de-açúcar. Esse produto era transformado em diversos derivados como: açúcar damasco, rapaduras e cachaça, fabricado em seus alambiques e engenhos rudimentares. Seus produtos eram comercializados em vários lugares, mas, os maiores compradores eram os municípios de Bom Jesus e Vacaria, na região serrana. Seu Amândio teve uma numerosa família e todos Praiagrandenses.

         E foi assim que Praia Grande surgiu com a luta destes primeiros fundadores.

 

Reni P. Souza.