São Sebastião – Padroeiro do Município de Praia Grande/SC.
Por volta de 1917, ainda como uma pequena localidade pertencente ao município de Araranguá, Praia Grande contava com uma ou outra moradia e também não tinha capela. Em 1918, com a vinda de alguns novos moradores foi erguida a primeira capela, de madeira, bastante rústica construída fora da atual praça, perto do rio Mampituba.
Após um forte vendaval na região, a pequena capela foi completamente destelhada e danificada.
Com o fluxo migratório em expansão, a localidade organiza um novo traçado de suas ruas, e como já era desejado por seus moradores, a mudança do local de uma nova capela, foi iniciada no meio da atual praça. Sendo escolhido o santo padroeiro, “encomendou- se a imagem de São Sebastião em madeira e que se lê em sua base a inscrição: “San Sebastiano fato 1919″*. Na data de 28 de novembro foi benta a segunda igreja e a imagem do padroeiro”.
São Sebastião é considerado protetor contra a fome, pestes e as guerras.
Com o passar do tempo, outras capelas e igrejas foram construídas e também a pequena localidade de Praia Grande, passou a ser distrito, vila e município.
Com Praia Grande, já emancipada (1958), em 20 de agosto de 1960, através da Lei n° 10/60, o Sr. José Inácio Júnior, prefeito municipal nomeia o quadro da praça defronte ao salão paroquial, Praça São Sebastião.
Aos 18 de janeiro de 1973, o então prefeito Sr. José Inácio Junior, em seu 2° mandato, através do decreto n° 01/73, decreta o dia 20 de janeiro, o dia Consagrado a São Sebastião, Padroeiro do Município de Praia Grande/SC.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Obras Consultadas: Reitz, Pe. Raulino. Paróquia de Sombrio.
Coleção Leis Municipais PMPG.
Paróquia São Sebastião.