Bulcão Viana
Em 1951 o Governador Irineu Bornhausen esteve na cidade de Praia Grande, após a ocorrência de um grande incêndio para verificar as condições da população e nesta oportunidade, o vereador da cidade de Turvo José Inácio Júnior, solicitou a construção de uma nova escola que substituiria a Escola Estadual Desdobrada Reunida Prof.ª Délia Régis. O Governador respondeu: Ainda hoje podes dar jeito em um local que vocês terão uma nova Escola. Eufórico o senhor José Inácio foi logo procurando o local para a construção da Escola. Foi aí que teve a ideia de permutar com o senhor Guilherme Brandes um terreno com o mesmo valor, medindo 10.000 metros quadrados, o qual doou para a construção da tão sonhada Escola. No dia 15 de agosto de 1954, foi inaugurada a Escola prometida que permanece até hoje, embora reformada e ampliada. No ato da inauguração esteve presente o Governador que batizou a Escola com o nome de Grupo Escolar “Bulcão Viana”, sendo a diretora da época a Sra. Hercília Esteves de Aguiar Elias. Foi em 1971 que o Grupo Escolar Bulcão Viana passou a se chamar Escola Básica Bulcão Viana. Desde então, muitas foram as equipes diretivas que marcaram a história do Bulcão, tendo hoje como Diretor o Sr. Marcelo dos Santos Sala e Alfredo Augusto Pereira Destro e Daniela Benedet de Almeida Lummertz como Assessores.
A Escola atende o ensino fundamental I e II e Ensino médio, possuindo hoje, 600 alunos, 34 Professores, 04 Assistentes Educacionais e 02 Assistentes Pedagógicos. Com a finalidade de desenvolver sujeitos críticos e autônomos, o trabalho pedagógico da escola valoriza a construção e reconstrução do conhecimento de acordo com o percurso formativo e experiências dos alunos, proporcionando atividades que levem a solidariedade, a exploração da criatividade e incentivo à expressão artística, intelectual, socioafetiva e ética.
Entretanto, quem foi Bulcão Viana? Homem esse que tem seu nome na instituição escolar que marcou tantos praiagrandenses… Pois bem, Antônio Vicente Bulcão Viana nasceu em São Francisco do Conde, em 11 de janeiro de 1875 e morreu em Florianópolis, no dia 25 de março de 1940. Foi um militar e político brasileiro, que formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1897, onde foi médico adjunto do Exército Brasileiro em SC. Pertenceu ao corpo clínico do Hospital Militar de Florianópolis, de 1905 até falecer. Foi deputado à Assembleia Legislativa de SC na 11ª legislatura (1922 — 1924), na 12ª legislatura (1925 — 1927), e na 13ª legislatura (1928 — 1930). Assumiu o governo do estado na administração de Hercílio Luz, de 20 de novembro de 1925 a 28 de setembro de 1926, onde inaugurou a ponte Hercílio Luz, em 13 de maio de 1926. No governo de Adolfo Konder assumiu novamente o governo do estado, de 26 de março a 28 de setembro de 1930