APAE em Praia Grande

No ano de 1982, membros do Lions Clube, sugeriram sobre a fundação da APAE em Praia Grande. Foram realizadas campanhas para angariar fundos, resultando na aquisição de um terreno em maio de 1983. Em 24 de novembro de 1984 foi realizada a 1ª Assembleia Geral, com o objetivo de aprovar a fundação da APAE. A mesma foi composta por membros representantes de Entidades de Órgãos Públicos e Instituições Civis. Após esclarecimentos sobre a organização, objetivos e finalidades da APAE, os presentes votaram pela aprovação da Fundação. Na oportunidade foi apresentada duas chapas. Os eleitos foram, Presidente: Plínio Lima, Secretária: Ester S. Teixeira, Tesoureiro: Célito do Canto Silva. Em outubro de 1985, a APAE foi filiada à Federação Nacional de acordo com seu Estatuto e com gozo de todos os direitos da Entidade Federada. Foi adotado como símbolo a figura da flor margarida com pétalas brancas e duas folhas verdes, uma de cada lado, ladeada por duas mãos em perfil, na cor branca, desniveladas, uma em posição de amparo, e a outra, de orientação, tendo embaixo, partindo do centro, dois ramos de louro, contendo vinte e duas folhas. O seu funcionamento foi autorizado pelo Secretário de Estado da Educação Sr. José Tafner, na qualidade de Estabelecimento Especial de Ensino Isolado (de acordo com a Lei nº 4394/69 e Portaria E/SE nº 202/20.06.89), com o nome de Centro de Desenvolvimento Humano (Ensino Especial), da Cidade de Praia Grande, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais sem ônus para o Estado. Em 15 de abril de 1986, iniciou as aulas no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião por dois meses, tendo com Presidente a Srª Éster Silveira Teixeira. Posteriormente foi locada uma casa na Rua Alberto Santos, centro de Praia Grande, com três funcionárias: Profª Mª Benta Inácio Paganini, Profª Mª Zaneide Dutra e a Profª Josélia Silveira Teixeira, tendo como ajudante voluntária a Profª Alda da Rosa Laguna por um ano, oferecendo atendimento a 24 alunos com necessidades especiais. 1987 foi eleito para Presidente o Sr. Leonardo Pedro Tomaz, por dois mandatos consecutivos. No mandato dessa diretoria, foi que construíram a Sede própria da APAE no terreno adquirido por meio das campanhas de 1983. Em 1988 venceu o contrato do aluguel e a Escola da APAE passou a funcionar no Salão Paroquial da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Paróquia da Páscoa, até que a Sede fosse terminada e inaugurada. Finalmente, em maio de 1988, a Escola teve sua Sede inaugurada. O ano de 1989 o Sr. Antônio Carlos Pereira assume a presidência. No início o transporte dos alunos era realizado pela prefeitura, até que em 1991 foi adquirido uma Kombi usada. No período de 1994 a 1996 sob a Presidência de Winicio Ramos Tomaz, adquiriu-se a segunda Kombi, 0 Km, com a ajuda da Comunidade. Sob a direção de Sandro Zomer, foi construído uma quadra de esportes com recursos recebidos da Secretaria da Família. Os anos de 1997 a 2000 marcaram grande crescimento estrutural no espaço da escola. Sob a direção da Srª Vanilda Cardoso. Na virada para primeira década dos anos 2000, a APAE atendia 84 alunos, oferecendo uma série de atendimentos e atividades pedagógicas e artísticas. Atualmente continua atendendo os seus 84 alunos, tendo a Sra. Eliana da Silva Boeira como Diretora e o Sr. José Luiz Silveira como Presidente. A APAE atua em 3 áreas sendo elas, a educação, a assistência Social e a Saúde. Na área da educação busca aprimorar o currículo funcional através de atividades físicas, de arte e artesanato, a vida diária dos alunos e o estímulo precoce para sanar as dificuldades das crianças especiais de 0 a 6 anos. Possui no seu grupo profissionais da Psicologia, fonoaudiologia e fisioterapeuta. A APAE, desde a sua fundação presta um serviço comunitário, educacional e social a dezenas de famílias praigrandenses.