Zilma da Rocha Rosa

Dona Zilma Rocha da Rosa, foi professora, agricultora e grande poeta de Praia Grande. Nasceu em 05 de novembro de 1937 na comunidade de Vila Rosa, onde cresceu e construiu sua família com Aldo Rosa, tendo 09 filhos biológicos e 1 adotivo. Dona Zilma, brindou a todos com seus poemas que tanto amava declamar e que foram publicados na obra “Do Fundo da Alma”, no ano de 2005. Com cândidas rimas e construções, Zilma expressou sua sensibilidade poética através de temas variados e singelos, deixando falar através da memória aspectos do passado rural da localidade de Vila Rosa. São descrições do cotidiano, das festas e dos costumes, ressignificações das vivências da comunidade que fortalecem o sentimento de pertencimento de todos os Praiagrandenses.
A possibilidade de compartilhar os versos que Zilma tanto guardava e declamava com amor tornou-se possível devido ao trabalho da EPAGRI local, que resgatou os manuscritos e participou no processo de organização junto ao grupo “Arte e Poesia”. A partir dos encontros desse grupo, teve-se a iniciativa de dar materialidade a um livro que contivesse as poesias da autora, ilustradas por retratos do ambiente bucólico de Praia Grande feitas pelo fotógrafo e engenheiro agrônomo Remy N. Simão. Do Fundo da Alma, foi seu único trabalho, tornando-se uma obra inspiradora para as gerações de escritores posteriores.
Dona Zilma levou uma vida simples, residindo em Vila Rosa na qual nunca escondeu a sua paixão pelo local onde nasceu. Não era difícil de encontrá-la sentada na varanda de sua casa ou nas caminhadas que fazia pelos campos da comunidade. Quem por ali passou, certamente, a encontrou pedalando sua bicicleta, que com uma idade já avançada, continuava sendo seu meio de locomoção até o centro da cidade.
Em novembro de 2015, aos 78 anos, ela nos deixou para declamar suas poesias em planos mais elevados. Foi uma pessoa carismática e alegre, mesmo sendo portadora de uma deficiência auditiva, adorava comunicar-se com quem chegava a sua casa. Com uma incrível leitura labial, sabia o que suas visitas pretendiam e com belo sorriso, declamava poesias com muito entusiasmo.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Obras Consultadas: (praiagrandedoscanyons.com.br); Do Fundo da Alma.
Fotos: (praiagrandedoscanyons.com.br); Nelita Paula.