APCE – Associação Praiagrandense de Condutores de Ecoturismo
A Associação foi criada em 09 de setembro de 1998 após o curso de Condutores Locais de Ecoturismo dado na reabertura do Parque Nacional de Aparados da Serra, pelo IBAMA para os municípios de entorno dos PARNAS, em 1997. O IBAMA tinha necessidade de ter pessoas capacitadas para o trabalho de condução de visitantes na área do parque, surgiram às associações de condutores locais nos municípios de entorno, como a APCE, em Praia Grande/SC, a ACONTUR, em Cambará do Sul/RS e a Tigre Preto, em Jacinto Machado/SC.
As associações iniciaram o seu trabalho no Parque Nacional de Aparados da Serra, na Trilha do Cotovelo, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas a respeito da importância da preservação do bioma Mata Atlântica e sua biodiversidade. Em 2003, a Trilha do Cotovelo foi liberada aos visitantes. Com a liberação da Trilha do Cotovelo o foco de condução passou para as outras trilhas dos dois Parques Nacionais, tais como a Trilha do Rio do Boi, Trilha do Malacara Superior, Travessia do Canyon Malacara, Trilha do Poço do Malacara, Trilha da Pedra Branca, entre outras.
Por volta de 2002, Praia Grande não possuía um centro de informações turísticas. A associação, conseguiu emprestada uma sede para prestar as devidas informações turísticas e para conduzir os visitantes a conhecer os atrativos do município e da região.
Entre 2002 a 2008, a APCE esteve organizada no centro de Praia Grande, exercendo o papel de centro de informações turísticas. A partir de 2009, a APCE teve a oportunidade de se reinventar, se adaptando aos desafios presentes. Com o Projeto Escola Aberta dos Canyons com sede na antiga Escola Inácio José da Rosa, na comunidade de Vila Rosa, iniciou-se um projeto de Educação Ambiental, Sensibilização Ambiental e Treinamento de Condutores.
Durante todos estes anos a APCE realizou trabalhos de condução de visitantes, Educação Ambiental nas escolas, palestras, encontros e seminários sobre Meio Ambiente, salientando a importância da preservação cultural e ambiental. A APCE participou e organizou Feiras de Turismo e Arte na Praça, Festa de Aniversário do Município, Semana do meio Ambiente, Dia da Árvore, participação nos eventos do Boia-Cross. Também contribuiu para a criação de roteiros na comunidade Quilombola de São Roque; na Comunidade de Vila Rosa as trilhas do Malacara, Campestre e cachoeira do Orbal; na Comunidade de Fortaleza a trilha do Churriado, trilha na cachoeira Vista Alegre e outras áreas no entorno.
Através do trabalho do Condutor de Ecoturismo, buscava-se incentivar as comunidades locais a mostrar as suas belezas naturais, culturais, e da agricultura agroecológica, neste caso, para que os mesmos comercializassem seus produtos. Assim, cafés e restaurantes foram abertos com o incentivo da associação. O Condutor deixou de fazer trilhas apenas nos canyons e passou a valorizar mais a cultura local.
A APCE foi um dos pilares para o município chegar aonde chegou. Hoje, todos querem fazer o que alguns Apceanos teimavam em fazer: o ecoturismo
No dia 09 de setembro de 2021, a associação completou 23 anos tem sua sede estabelecida em Vila Rosa. Frequentemente são realizados cursos e treinamentos de Canionismo, Socorros em Ambientes Naturais, CMC, Busca e Resgate, SGS e Curso de animais peçonhentos e abelhas, Plantio de Sementes de árvores frutíferas e nativas, entre muitos outros projetos de crescimento pessoal, profissional, e de cidadão. E neste mesmo ano de 2021 a APCE concluiu o SGS – Sistema de Gestão de Segurança e o PAE – Plano de Ação a Emergência da Trilha do Rio do boi, um marco sem precedentes que demonstra o desenvolvimento e importância da APCE para o turismo de Praia Grande.
Fonte: https://www.apcepraiagrandesc.org.br/hist%C3%B3ria
Adaptação: Secretaria Municipal de Cultura
Fotos: Arquivo APCE