Nossos Esportes

CANIONISMO – o canionismo, do inglês canyonering, é uma prática esportiva derivada do montanhismo praticado em ambientes de cânions. Consiste na prática de vencer os obstáculos naturais do curso do rio, desde sua nascente no alto do cânion até sua foz no final do cânion.
Geralmente os esportistas, utilizando, técnicas verticais, equipamentos apropriados e cordas especiais descem as inúmeras cascatas do rio. Também, como parte desse esporte, além do rapel, é possível fazer natação nas piscinas naturais, trekking pelos blocos rochosos das margens dos rios, tirolesa e saltos.
Em Praia Grande, essa modalidade esportista teve início em meados da década de 1995, quando um grupo de franceses, liderados pelo francês Patrick Gimat, junto um grupo de gaúchos chegaram com a novidade para conquistar os principais cânions dos Aparados da Serra. Nessa ocasião foram abertas as vias do Cânion Índios Coroados, Cânion Malacara e Cânion Fortaleza.
A partir de então jovens praiagrandenses entraram em contato com essa nova modalidade esportiva, passando a ser praticantes e fazendo com que o canionismo crescesse em Praia Grande.
Atualmente, a cidade conta com uma associação de praticantes, a APKanion – Assossiação Praia Grandense de Canionismo, tendo 35 filiados. Um dos maiores praticantes desse esporte é praiagrandense, Carlos Alberto de Carvalho Reos, conhecido por Kaloca, tendo em seu currículo dezenas de conquistas em variados cânions.
No ano de 2022, Praia Grande será a sede do Encontro Internacional de Canionismo – Rassemblement Internationale de Canyon – RIC Brasil 2022.
 
Fonte: Secretaria de Cultura
Obras Consultadas: https://www.ricbrasil2022.org/
Fotos: Frank cardoso Lummertz