Palestra “Hidrologia e prevenção de desastres naturais”
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul promove palestra importante para a segurança das comunidades do território e de especial interesse para profissionais que trabalham com turismo.
“Hidrologia e prevenção de desastres naturais” é o tema da palestra que será ministrada por especialistas que desenvolvem estudos nas bacias dos Rios Mampituba e Araranguá. O evento acontece no dia 11 de abril, a partir das 19 horas, no auditório da Ceprag em Praia Grande. A atividade é gratuita, aberta ao público e faz parte da programação em comemoração ao Dia Latinoamericano e Caribenho do Geoturismo, promovido pela @redgeolac.
Conheça os temas e os palestrantes:
“Mapeamento de áreas susceptíveis a enchente/inundação e ao rompimento de barragem”
Claudia Weber Corseuil (professora da UFSC)
Formação Eng. Florestal pela UFSM (RS); Dra. em Agronomia (Energia na Agricultura) pela UNESP de Botucatu (SP); Pós-doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS). Atualmente é professora associado da UFSC; coordenadora do laboratório de Água, Floresta e Energia (HidroFEN) do Centro de Tecnologias e Saúde da UFSC/Campus Araranguá.
“Monitoramento e modelagem voltada à segurança em trilhas”
Marina Refatti Fagundes (doutoranda em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental – UFRGS)
Formada em Engenharia Ambiental pela UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH/UFRGS. Atualmente, doutoranda no mesmo programa de Pós-Graduação e membro do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN).
“Estudos gerais de hidrologia para a gestão de risco de desastres”
Masato Kobiyama (professor da UFRGS)
É imigrante do Japão desde 1991. Obteve o título de doutorado em Engenharia Florestal pela UFPR em 1994. Atualmente é professor titular no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, membro do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN) do IPH/UFRGS e também membro do Global Alliance of Disaster Research Institutes (GADRI) da Universidade de Kyoto.