Praia Grande adere ao Programa Penso, Logo Destino do IMA/SC

O Programa Penso, Logo Destino do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) esta´ em plena expansão no estado, sobretudo na região da AMESC (Associação do Municípios do Extremo Sul Catarinense). Na última sexta-feira, 22 de abril, Praia Grande também assinou o termo de cooperação para conscientização da sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.

 

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.

 

Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

 

“A parceria entre os comerciantes, Administração Municipal e população vai contribuir para a correta destinação dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais da Capital dos Canyons”, explicou o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Celso da Silva Pereira Junior.

 

Com a adesão de 12 municípios da AMESC, o programa alcançou a marca de 69 participantes. A expectativa é que, ainda em 2022, cerca 90 municípios estejam aderidos.

 

Na ocasião, estavam presentes o diretor Administrativo do IMA, André Luiz Dias de Mello; o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva; o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil; o gerente regional de Criciúma, Marcos Favro, além dos representantes dos municípios.