Expedicionário na II Guerra Mundial
Vocês sabiam que Praia Grande teve um soldado na II Guerra Mundial, combatendo ao lado dos exércitos aliados? O soldado foi Miguel Cipriano Cardoso, conhecido como expedicionário Miguel. Ele nasceu em 29 de setembro 1920 e faleceu em 01 de junho de 1961, com apenas 41 anos de idade, vítima de uma úlcera. O que para hoje é um tratamento simples, na época a medicina não era tão avançada nesse tipo de tratamento. Os pais de Miguel, foram Cipriano Salustiano Cardoso e Inácia Luíza Scheffer. Foi casado com Odete Lima, onde tiveram 6 filhos: Assis, Vera, Carlos Alberto, Sandra, José Álvaro e Clara.
“Em 2 de julho de 1944 o primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) embarcou num navio de transporte americano para uma viagem que duraria duas semanas. O destino era a Itália. Missão, lutar ao lado dos aliados, combatendo alemães na II Guerra Mundial (1939-1945).”
Ao todo o Brasil enviou cerca de 25 mil soldados para combate na II Guerra, principalmente no norte da Itália. Na volta, os sobreviventes passaram a ser chamados de “pracinhas”. Expedicionário Miguel foi um desses “pracinhas” que orgulham a história do povo praiagrandense.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Obras Consultadas: http//praiagrandedoscanyons.com.br
Fotos: http//praiagrandedoscanyons.com.br