Apresentação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Praia Grande
Na última sexta-feira, 02 de dezembro, o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica) recebeu no seu gabinete os secretários de Agricultura, Celso Júnior, de Obras, Avelino de Luca, de Educação, Zeza Daros, de Assistência Social, Tatiani Homem, diretor de Esportes, Everton da Rocha, diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), João Luiz Custódio, chefe de gabinete Kátia Leffa, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcelo Pupim, representantes das secretarias de Cultura e Saúde, para apresentação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do município.
No dia 26 de junho iniciou o debate do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Praia Grande realizado pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) em parceria com o Sebrae/SC, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e governos municipais, no qual foi apresentado na última sexta-feira pelo Coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Dr. Thiago Fabris e Drª Melissa Watanabe, juntamente com a assessora institucional, Cida Timboni.
Os projetos estratégicos estão segmentados em duas categorias, icônicos, aqueles que visam materializar os sonhos dos munícipes e projetos estruturantes, que visam sustentar a matriz socioeconômica regional.
O documento trouxe informações levantadas nas demais reuniões deste ano e detalhou as potencialidades do município, onde passou por um processo até a sua conclusão. Sendo citado como icônicos o Turismo, Inovação e Empreendedorismo, e como estruturantes a Educação, Saúde, Assistência Social, Infraestrutura e Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico.
Cada projeto é composto por um ou mais objetivos, os resultados esperados de sua aplicação, a fonte de financiamento potencial, parceiros potenciais para a execução do projeto, beneficiários dos resultados do projeto, definição dos objetivos e definição de responsabilidade de execução, proposição de etapas de execução e horizonte temporal e comitê executivo responsável. São considerados ainda, prazos esperados para a efetivação do projeto proposto, definidos por curto, médio e longo prazos.