Praia Grande tem balão com acessibilidade
Na manhã desta terça-feira, 07 de fevereiro, Praia Grande amanheceu com uma novidade, o primeiro balão com acessibilidade voou no céu dos Canyons, é um marco para a cidade, para o turismo, para o balonismo e para aqueles que necessitam da inclusão. O responsável pelo voo foi o piloto, Luciano dos Santos Rocha, experiente e responsável que realizou um lindo passeio com a vista dos Canyons.
Jodi Selau foi o escolhido com muito carinho para realizar este primeiro voo acessível, Jodi é um cadeirante praia-grandense que voou de balão pela primeira vez nesta manhã, o balão decolou da Vila Rosa às 5 horas com a presença do prefeito, Elisandro Machado (Fanica), que não poderia perder esta nova etapa do turismo da Capital dos Canyons. A partir de agora além do voo de balão ser seguro ele é acessível, pessoas idosas, cadeirantes e com alguma debilidade de locomoção por exemplo podem realizar o sonho de voar em Praia Grande.
Uma ação inédita realizada pela Agência de Turismo, Aparados e Balões, empresa praia-grandense que pensou nas pessoas que de alguma forma são inabilitadas de realizar um voo de balão.
Os voos de balão saem cedo da manhã onde os passageiros conseguem contemplar o nascer do sol em meio aos grandes Canyons de Praia Grande, eles duram em torno de 40 a 50 minutos, ao final do voo é realizado um brinde com espumante aos passageiros para comemorar um belo passeio, sempre são realizados diversos registros em todo o percurso sobrevoando as principais áreas da cidade.
Neste voo de inauguração que foi acompanhado pelo prefeito Fanica, também estiveram juntos turistas de Belém do Pará que se encantaram com as belezas da cidade, relataram que o voo foi muito tranquilo, muito seguro e realizado com muita responsabilidade. Ao final além do tradicional brinde com espumante os passageiros receberam um certificado de realização do voo de experiência e instrução em balão de ar quente.
“A acessibilidade possibilita uma expansão do mundo para quem tem qualquer tipo de restrição físico-motora. As barreiras arquitetônicas estão por toda parte e são invisíveis para quem não tem necessidades diferentes em seu cotidiano. Então cada acessibilidade criada gera possibilidades para um grande número de pessoas, que muitas vezes estão limitadas por um simples degrau, uma porta estreita etc. Ter voos com acessibilidade é uma iniciativa sensacional e quero agradecer e parabenizar a Agência Aparados e Balões, e ao nosso prefeito, Fanica, por terem pensado em todos nós que precisamos. Voar foi espetacular, um momento único, algo que antes da acessibilidade proporcionada, eu sequer cogitava. Isso colocou Praia Grande na rota turística de milhares de pessoas que antes não teriam a cidade como opção turística. Recomendo que as hospedagens também trabalhem com essa perspectiva”, relatou o cadeirante, Jodi Selau.
“Hoje realizei um sonho, estamos voando no primeiro balão com acessibilidade de Praia Grande, isso é o que vamos proporcionar aos visitantes da Capital dos Canyons, vamos realizar sonhos de pessoas que necessitam da acessibilidade, as vezes um degrau se torna um grande obstáculo neste sentido. Praia Grande hoje tem os melhores pilotos de balão do Brasil e a gente tem a honra de hoje estar fazendo esse voo com os nossos turistas de Belém do Pará”, enfatizou o prefeito, Elisandro Machado (Fanica) durante o voo de balão.
Agência de Turismo Aparados e Balões
A Agência Aparados e Balões é uma operadora de turismo na cidade de Praia Grande / SC – Capital dos Canyons. São nativos da região e conhecedores dos Canyons desde crianças. Começaram em 1999 com agricultura orgânica e com turismo ao levar pessoas ao Canyon Malacara devido à procura de condutores. A partir de 2011 focaram no turismo e hoje contam com colaboradores escolhidos a dedo à disposição dos clientes.
Trabalham com balão realizando o sonho das pessoas que anteriormente não tinham esta oportunidade, como os idosos e cadeirantes, queriam ajudar essas pessoas a realizar sonhos como voar de balão, com isso procuraram uma empresa que realizasse este tipo de sonho junto com eles, e acharam uma no Paraná que montou a cesta do balão com acessibilidade e cinto de segurança, sendo assim, pioneira na região.
“Trabalhamos com muito amor, como eu sempre digo aos turistas vocês estão me pagando para passear, eu amo o que faço, é um prazer trabalhar com turismo, balão, trilhas e pessoas, sempre foi um objetivo realizar o sonho das pessoas com relação as atividades turísticas, e hoje conseguimos concretizar este sonho, vivemos do turismo em uma das cidades mais lindas que existem”, disse o piloto, Luciano dos Santos Rocha.