Momento emocionante marcou o lançamento da série documental “A História Contada por Elas”
Na última sexta-feira, 05 de maio, foi realizado o lançamento da série documental “A História Contada por Elas”, um projeto que busca evidenciar e valorizar as vozes femininas que fizeram parte da construção e do desenvolvimento de Praia Grande, através de cinco curtas-metragens que apresentam as histórias de vida, os desafios, as conquistas e as contribuições de cinco mulheres praia-grandenses que se destacaram em diferentes áreas e épocas: Eraclides Ribeiro da Silveira, Suézia da Rosa Pereira, Maria Benta Bellettini, Diná da Silva e Maria Bernadete Perius.
O projeto foi idealizado e proposto por Jailaine Souza Alves, uma jovem cineasta e produtora cultural que tem como missão registrar e divulgar a cultura e a memória de sua terra natal. O projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Praia Grande, com o apoio da Secretaria de Cultura, que reconhece a importância de preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural imaterial do município.
Na ocasião cada uma das mulheres recebeu uma placa de reconhecimento, por compartilharem suas experiências, seus saberes e suas emoções diante das câmeras. A série documental retrata a diversidade, a força e a beleza das mulheres praia-grandenses, que são parte da história do município.
O momento foi emocionante, onde envolveu os familiares das homenageadas e as mesmas presentes, apenas a dona Eraclides Ribeiro da Silveira que não pode comparecer por motivos de saúde, mas foi muito bem representada por sua filha, Claudete Silveira. As famílias agradeceram e parabenizaram o projeto da Secretaria de Cultura.
Estavam presentes o prefeito, Elisandro Machado (Fanica), o secretário de Cultura, Kauê Bellettini, o presidente da Câmara de Vereadores, Elizeu Espindula Pereira, demais secretários e vereadores, presidente da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), Patrique Alencar Homem e o avaliador do Fundo Municipal de Cultura, Jody Selau.