Uma nova proposta para o turismo regional será implantada nos municípios do Geoparque

Os municípios integrantes do Geoparque Caminhos dos Canyons e o Sebrae/SC lançaram oficialmente nesta quarta-feira, 24 de maio, no auditório da Cooperativa de Eletricidade (Ceprag), em Praia Grande o Projeto de Desenvolvimento Turístico do Geoparque Mundial da Unesco – Caminhos dos Cânions do Sul. O evento contou com a presença de autoridades e lideranças de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o objetivo de desenvolver o turismo regional, o Sebrae/SC atuará na elaboração do projeto.

A roteirização visa o desenvolvimento dos municípios de Morro Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Praia Grande, no Extremo Sul catarinense, além de Torres, Mampituba e Cambará, no Litoral Norte e Serra gaúcha, participam da iniciativa. A roteirização é uma estratégia para o desenvolvimento turístico desses municípios que integram o geoparque.

“Percebemos a necessidade de uma roteirização mais específica para essa região. Queremos um território economicamente sustentável, por meio da natureza. Assim, a gente promoveu uma distribuição de renda de forma geral aos nossos municípios”, destaca o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica).

Aproximadamente R$ 3,2 milhões serão investidos no projeto de Praia Grande. Além do Sebrae/SC, que é responsável pela maior parte da entrega, as prefeituras de cada município envolvido e o setor privado também auxiliam na alocação de recursos.

Segundo Fanica os próximos passos do projeto devem ser finalizados até 2025, “serão diagnosticar as situações que exigem melhora, formar grupos de trabalho específicos para cada setor do geoparque e, por fim, na última fase, aplicar a roteirização no geral. Com um produto internacional, o Caminhos dos Cânions do Sul possui características únicas no mundo”, afirmou.

“Queremos desenvolver o Geoparque como um destino turístico. Precisamos organizar essa cadeia de valor, inserir todos os eixos e ter um produto formatado. Para receber os turistas, precisamos iniciar uma abordagem mais econômica. Ele deve ser comercializado de forma integrada, unindo os sete municípios que participam desse movimento”, frisa a gestora de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.