Vigilância epidemiológica pede cuidados no combate à dengue durante o carnaval
O feriado de carnaval está próximo e quem viaja precisa ter atenção redobrada no combate à dengue. A Vigilância Epidemiológica de Praia Grande solicita que a população siga mantendo os pátios limpos e revise, antes de viajar, se há locais que possam acumular água parada – onde ocorre a proliferação do Aedes aegypti.
Outra recomendação é usar repelente, principalmente quem vai viajar para cidades onde há casos da doença. Antes de retornar a Praia Grande, a Vigilância Epidemiológica recomenda que fique atento a qualquer sintoma. “Em caso de febre, dores nas articulações e localizadas atrás dos olhos, nas costas, no abdômen, e também tremor, suor, perda de apetite, dor de cabeça… É necessário procurar atendimento médico imediatamente na cidade em que está”, alerta a agente de controle de endemias, Kelen Carboni.
No momento, todos os focos estão controlados em Praia Grande. “A dengue não é contagiosa, mas se um mosquito picar alguém infectado, esse inseto pode transmitir a doença para pessoas sadias”, explica Kelen.
Focos controlados
A população de Praia Grande tem contribuído muito para o controle da dengue na cidade. No momento, todos os focos estão sob controle e não há ninguém doente no município.
O mesmo não ocorre em municípios e praias da região, onde chegam a ter mil focos de Aedes aegypti. Por isso a importância dos cuidados redobrados para manter a nossa cidade protegida.