Boia Cross está de volta! Evento reascende paixão pelo esporte e celebra revitalização do Balneário Bira

O final de semana em Praia Grande ficará marcado na história. O Boia Cross foi sucesso de público e participação nas provas durante a sexta-feira (26), o sábado (27) e o domingo (28). Depois de sete anos, a prefeitura retomou o evento que celebra o esporte que nasceu na Capital dos Canyons e faz parte da identidade do município. Pelo menos 10 mil pessoas passaram pelo Balneário Bira, que foi revitalizado, após as enchentes do ano passado.

O público prestigiou as provas competitivas de corrida em boias gigantes no Rio Mampituba, bem como os oito shows que fizeram parte da programação cultural. O evento contou com apresentações nacionais de Dazaranha e dos Acústicos & Valvulados, além das bandas Ravenna’s, Roque & Cia, Goback, Genérica, Tio Paul in Concert e Mithra.

Cerca de 200 competidores participaram nas categorias Mirim Masculino, Dupla Mista, Margem a Margem, Dupla Masculino, Masculino Individual, Contra Corrente, Pai e Filho, Mãe e Filho, Feminino Individual, Dupla Feminina, Biaton e Longa Distância. Os campeões gerais foram Rafael Rocha e Gezaela Reis. Também houve competições de vôlei de areia.

Resgate da tradição e do balneário

O balneário Bira era considerado a “praia” dos moradores da cidade no passado. Porém, a falta de investimentos por parte do poder público em antigas gestões deixou o local abandonado. Culminando com esse fato, as enchentes de 2023 destruíram o pouco da estrutura que tinha, além de derrubar boa parte das margens do Rio Mampituba.

Ainda em 2023, a Prefeitura de Praia Grande agiu rapidamente e buscou recursos junto à Defesa Civil Nacional para recuperar o local. Durante o Boia Cross foi possível presenciar um novo cenário, com contenção das encostas, drenagem e recuperação do piso com brita e reconstrução das quadras esportivas de areia. Além disso, foi construído um deck de madeira e escadaria para acesso ao rio.

Fotos: Douglas Benker/Athos Comunicação