I Festival Multicultural dos Cânions em Prol do RS promove protagonismo feminino, pluralidade artística e fomento à economia local

Praia Grande foi tomada por um grande movimento cultural e solidário durante o I Festival Multicultural dos Cânions em prol do Rio Grande do Sul, no último final de semana. O evento abriu espaço para a pluralidade de expressões artísticas, evidenciou as mulheres à frente das atrações e da organização e gerou uma expressiva movimentação econômica na feira de economia solidária.

O evento durante o sábado (18) e o domingo (19), na Praça São Sebastião, ainda deu destaque para as riquezas naturais da região na programação, na feira e na ornamentação do palco que foi decorado com frutos da terra e obras de arte. A rua coberta foi palco de atrações representativas no município, como roda de tambores; além de oficinas e bate-papo abordando temas como a sustentabilidade.

O Festival ainda contou com diversos shows inéditos de vários estilos musicais. Segundo a equipe organizadora, composta por quatro mulheres, o objetivo foi cumprido. “Conseguimos ocupar um espaço urbano com representatividade de minorias trazendo temas importantes como as mudanças climáticas, o empoderamento feminino e a economia solidária”, salienta uma das organizadoras, Cíntia Bif.

O I Festival Multicultural dos Cânions é um projeto da Lei Paulo Gustavo dentro da categoria de Projetos Livres de Economia Solidária e Criativa. Justamente a feira foi um ponto forte do evento, com a participação de mais de 70 expositores da região, sendo a maioria de Praia Grande. “Todos foram impactados com queda de vendas após a enchente no Rio Grande do Sul. O giro econômico dentro do evento, e que também refletiu diretamente no comércio local, devolveu o entusiasmo aos artesãos e produtores da agricultura familiar”, reforça Cíntia.