OS ACESSOS E AS ESTRADAS

O desenvolvimento de qualquer localidade está, entre outras coisas, relacionado ao acesso que se tem a ela. As picadas, anterior a abertura de estradas, eram comuns e mantidas para o transporte de pessoas e mercadorias em animais de carga. Com a invenção de maquinas pesadas, tais como a patrola e a retroescavadeira, e sua introdução no Brasil, os acessos e estradas passaram por transformações. São as estradas automotivas que começam a serem construídas. É só a partir da década de 1940 que essas maquinas são introduzidas no Brasil e que as primeiras estradas automotivas no interior serão abertas. Até então, esse trabalho era feito manualmente a partir do trabalho de um conjunto de trabalhadores. Portanto, será os anos 1950 e 1960 os “anos de ouro” para a abertura de novas estradas e a ligação de acesso para muitas comunidades. Na história, essas pequenas mudanças transformarão para sempre a realidade de muitas famílias estabelecendo as bases para o real desenvolvimento.
Nas imagens do memórias desta semana, mostramos alguns acessos de Praia Grande como: Vale do Rio do Boi, Estrada Geral Pedra Branca, Sanga Danta, Ponte da Alvorada e Serra do Faxinal.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Acervo da Secretaria Municipal de Cultura
Redação: Frank Cardoso Lummertz