Arraial da Economia Solidária de Praia Grande celebra agricultura, artesanato, folclore e resgate do brincar
O domingo (30) ensolarado foi o cenário perfeito para uma grande celebração junina em Praia Grande no Arraial da Economia Solidária, na Estação de Artesanato Arina Pereira. O evento reuniu cerca de 20 expositores, contou com brincadeiras para crianças e adultos, apresentação teatral de Boi de Mamão, entre outras atividades.
Os artesãos, além de exporem seus trabalhos na feira, foram responsáveis pela confecção da decoração temática. Já os agricultores familiares levaram comidas típicas, com receitas tradicionais, sendo muitas feitas a partir da própria colheita. Quentão, pipoca, doce de abóbora, canjica, pastel e cartucho foram algumas das opções.
O resgate do brincar ocorreu durante o dia todo, com oficinas para confecção de brinquedos, malabares, ciranda e contação de história. A festa foi marcada por uma apresentação teatral que envolveu o público com muita interação, folclore e comédia. O grupo do Centro de Integração de Idosos de Sombrio encenou a lenda do Boi de Mamão.
“Buscamos contemplar o que é, de fato, uma festa junina: expressão do folclore e o resgate das tradições e origens através de brincadeiras para adultos e crianças. O evento foi fundamental para a valorização dos artesãos e pequenos agricultores, que com seu trabalho promovem a economia solidária, fortalecendo a identidade cultural e econômica da nossa região”, detalha o secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Belletini.
O Arraial da Economia Solidária ainda contou show de forró, fogueira, correio elegante, brincadeira do pinhão, DJ com música temática, pescaria, pintura facial e premiação para o melhor traje típico. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura, com apoio do coletivo Festival Multicultural dos Cânions.