As Escolas Isoladas em Praia Grande

As Escolas Isoladas, conforme descritas no Anuário de 1909, eram salas de aula unificadas, dirigidas por um único professor, onde estudavam alunos de diversas idades e níveis de desenvolvimento. A finalidade dessas instituições era simples e modesta: proporcionar uma educação básica em curto prazo, permitindo que as crianças retornassem rapidamente ao trabalho para ajudar no sustento familiar. Assim, seu objetivo principal era preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Essas escolas estavam localizadas em várias regiões, tanto na capital quanto no interior. No entanto, essa distribuição geográfica representava um desafio, pois algumas escolas ficavam afastadas das áreas demograficamente mais necessitadas, dificultando o acesso dos alunos dos bairros e das zonas rurais. Essa situação complicava ainda mais o trabalho dos professores, que frequentemente residiam em cidades vizinhas ou em bairros distantes da escola onde lecionavam.
Em nosso município não foi diferente… nas comunidades de Praia Grande haviam muitas “Escolinhas Isoladas” que posteriormente deram origem ao Grupo Escolar Bulcão Viana e Escolas Reunidas Parque Avenida e Tancredo Neves.
Você tem fotos, conheceu, foi aluno ou professor destas escolinhas? Deixe nos comentários.

Obras consultadas: Revista Historiador Número 10, ano 10, março de 2018.

Fotos: Acervo Municipal.