Centelha do Fogo Simbólico da Pátria chega a Praia Grande, marcando o início das comemorações da Semana da Pátria

Na tarde desta quarta-feira, dia 23 de agosto, a 86ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria desembarcou em Praia Grande, em uma cerimônia cívica que assinalou o início das celebrações da Semana da Pátria. A solenidade contou com a presença do prefeito Elisandro Machado (Fanica), secretários municipais, vereadores e servidores públicos municipais.

As Secretarias Municipais de Cultura e Educação, em conjunto com a Liga da Defesa Nacional (LDN), promoveu a cerimônia que, pela primeira vez, aconteceu em Praia Grande. O evento evocou valores patrióticos e reforçou o espírito de união. Neste ano, o tema nacional escolhido é a figura de Rui Barbosa, ilustre jurista e político brasileiro, renomado por sua fervorosa defesa dos ideais republicanos e democráticos. A frase que norteia a corrida, “A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”, ressoa a importância da preservação da cultura e identidade nacional no cerne da sociedade contemporânea.

O Fogo Simbólico, conduzido pela Liga Nacional, percorreu as principais vias urbanas da cidade até alcançar a sede da prefeitura, onde a pira foi acesa pelo prefeito Fanica, simbolizando a chama do patriotismo.

Em sua fala o prefeito ressaltou a relevância do ato em exaltar os símbolos nacionais e fomentar o sentimento de pertencimento à pátria. Expressou sua gratidão aos organizadores e participantes da corrida, cujo engajamento refletiu comprometimento e cidadania.

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, enraizada na tradição, desempenha a nobre missão de reavivar o amor à pátria e prestar tributo aos heróis que forjaram a independência do Brasil.