Criado o conselho da cidade para debater pautas de interesse coletivo

Uma nova instância de participação popular foi criada nesta quinta-feira, 25 de maio, no auditório da prefeitura de Praia Grande. Trata-se do conselho da cidade, um órgão consultivo e deliberativo que reúne representantes do poder público e da sociedade civil para discutir e propor soluções para os problemas urbanos.

Nesta primeira reunião, foram abordadas pautas como:

– Introdução ao conselho da cidade: o que é, como funciona e qual o seu papel;
– Indicação dos membros do poder público: órgãos e entidades que compõem o conselho;
– Eleição e posse: escolha e a nomeação dos representantes da sociedade civil;
– Definições de objetivos e prioridades: quais são as principais demandas e desafios da cidade;
– Estruturação dos comitês de trabalho: organização dos grupos temáticos que irão debater os assuntos específicos.

O conselho da cidade é uma ferramenta de gestão democrática que visa garantir a participação efetiva da população nas decisões sobre o desenvolvimento urbano. Segundo o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), “o conselho é um espaço de diálogo e construção coletiva que busca atender aos interesses da maioria”.

A iniciativa visa fortalecer a cidadania e a democracia participativa no município de Praia Grande. Com ele, espera-se que a população tenha voz ativa nas decisões que afetam a sua qualidade de vida.

“Espaço de debate e construção coletiva, temos a oportunidade de contar com representantes de diversos setores da nossa cidade, cada um com a sua experiência, sua expertise, sua paixão por Praia Grande e principalmente seu compromisso com o bem comum. É neste sentido que faz toda diferença para criar politicas públicas que atendem as necessidades e os anseios da nossa comunidade. Este conselho é o canal que nos permite ouvir as vozes daqueles que são diretamente impactados pelas decisões tomadas no âmbito governamental”, finalizou o prefeito Fanica.