Dedicado às mães e as famílias

Qual carinho humano é incomparável? Quem não gosta de um carinho de mãe? No último final de semana foi celebrado o Dia das Mães e o Memórias dessa semana não podia deixar de lado essa data tão importante e significativa. Por isso, dedicamos o Memórias de Praia Grande dessa semana a todas as mães de Praia Grande. Guerreiras que ao longo da história participam ativamente na construção das incontáveis famílias praiagrandenses exercendo não só o papel de mãe, mas muitas vezes, chefe de família e ocupando posições de destaque em variadas profissões. Quem nunca ouviu dizer que ser mãe não é fácil? Mas ao mesmo tempo é sem dúvida a mais rica experiência que um Ser Humano possa ter. Gerar uma outra vida, dar carinho e educação, receber de volta todo o carinho ofertado, isso são coisas que só as famílias podem gerar. Por isso, aqui no Memórias comemoramos: Viva a todas as mães brasileiras! E quiçá do mundo!

No Brasil, essa tradição começou lá atrás, desde 1918, o Dia das Mães é comemorado anualmente, mas virou feriado nacional a partir do ano de 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. E a partir de então passou-se a celebrar esse dia, no qual as famílias geralmente costumam se encontrar e passar momentos de ternura e carinho entre os entes queridos, principalmente com as mães. Na sequência, fotos históricas de mães praiagrandenses. Deixe nos comentários informações que você sabe a respeito das fotos.

1- Família de Adelina Cristovão; 2 – Família Bedinote; 3 – Família Leopoldo; 4 – Benta Gabin e filhos; 5- Corina Ernestina da Silva em sua Bodas de Ouro; 6 – Eliza Leonor Pereira e família; 7 – Família Inácio; 8 – Maria José de lenço preto, mãe de Gertrudes Texeira; 9 – Cecília e os filhos Delcy, Lourdes_e_Delmo.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Redação: Frank Cardoso Lummertz.
Fotos: http://www.praiagrandedoscanyons.com.br/