Epagri e Secretaria da Agricultura promovem Dia do Campo com produção de Pitaya

Uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Secretaria de Agricultura de Praia Grande, reuniu agricultores na localidade de Zona Nova na sexta-feira, 19 de maio. O evento aconteceu no Salão da Comunidade e na propriedade do agricultor Fabrício Scussel de Aguiar, que contou com a colaboração do Sicoob e da Cresol.

A abertura aconteceu no Salão da Comunidade, onde os produtores puderam acompanhar os trabalhos já desenvolvidos e técnicas de manejo da cultura da pitaya na região, através de palestras feitas por técnicos e pesquisadores da Epagri, que atuam no ramo de pesquisa, desenvolvimento e produção da fruta.

Já na parte da tarde, os trabalhos aconteceram na lavoura, onde os produtores puderam analisar em loco o plantio e verificar a produtividade das variedades de pitaya, além de técnicas de manejo de produção. Durante a visita a lavoura, os agricultores também participaram de palestras e troca de experiências com os técnicos da Epagri, que atuam na área.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Celso da Silva Pereira Júnior, a iniciativa é muito interessante, pois os produtores vêm buscando opções para diversificar. “A região é propícia para o cultivo de frutas, como a Pitaya”. Segundo ele, é com eventos desse gênero que se arrancam oportunidades de mercado, proporcionando a melhoria de renda dos agricultores familiares. “Os produtores puderam debater, tirar suas dúvidas e isso ajuda muito para que possam buscar novas culturas, afinal, não se pode ficar dependendo de uma única cultura”, destacou.

Participaram do evento, vereadores municipais, produtores do município e de municípios vizinhos, técnicos de empresas e cooperativas ligadas a agricultura, representantes da Epagri e da EMATER-RS.