Saneamento Básico – Cidade terá 95% de cobertura
A cidade dos canyons passa por um processo ainda pouco comum no Brasil, de investimento em esgotamento sanitário, atingindo quase toda a cidade
Desde o dia 4 de novembro, quando o prefeito de Praia Grande, Valcir Daros, assinou a ordem de serviço para a realização da segunda etapa do saneamento básico, várias ruas e avenidas se transformaram em canteiros de obras. Os transtornos ocasionados pelas placas de desvio no trânsito e homens trabalhando nas vias são temporários, pois o retorno em qualidade de vida será contínuo.
Serão 5,4 milhões de investimentos somente no saneamento básico. O recurso é proveniente de fundo perdido da Fundação Nacional da Saúde (FUSANA) do Ministério da Saúde. Serão 22,5 quilômetros de rede instalados em 1,5 mil ligações e cinco estações elevatórias.
Nesta 2ª etapa, 15% já foi concluído, contemplando ruas do centro da cidade e o Bairro Leão. Cerca de 95% do perímetro urbano será assistida com rede de esgoto, que desembocará diretamente na estação de tratamento construída em 2012, no bairro 1º de maio.