Assinatura da ordem de serviço Geoparque

A última sexta-feira foi de festa em Praia Grande. O secretário estadual do Turismo, Leonel Pavan, esteve no município para assinar a ordem de serviço que dá mais um importante passo nas atividades para a implantação do Geoparque, projeto que já está a alguns anos sendo estudado para a região. “Vim desde Lages anunciando que vinha a Praia Grande assinar a ordem de serviço para transformá-la, definitivamente, em geoparque. Hoje cumpre-se um dever que assumimos há meses atrás”, declarou Pavan em discurso no CTG Porteira do Faxinal, onde ocorreu a assinatura.

A partir de agora serão seis meses de trabalho, período em que a empresa Geodiversidade Soluções Geológicas, vencedora da licitação, irá fazer estudos e prestar consultoria ao lado catarinense da região candidata ao Geoparque. São sete municípios inclusos no território, Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, e os gaúchos Cambará do Sul, Mampituba e Torres. “Agora vamos ficar no dia-a-dia do projeto, desenvolver a estratégia de geoconservação para os municípios do território catarinense. A ideia é fazer capacitações, reuniões com gestores, levantamentos de geossítios já conhecidos, fazer parcerias com as Secretarias de Educação para iniciativas nas escolas. Então, serão várias atividades”, explica Flávia Fernanda de Lima, geóloga e uma dos responsáveis por essa fase do projeto. Durante seis meses a equipe realizará o trabalho de geologia.

O momento é de comemoração, sim, mas ainda há muito trabalho pela frente. Até o fim do ano, serão várias capacitações, reuniões e muito trabalho de campo. “Queremos sair para conhecer esse território e poder levantar o patrimônio geológico dos municípios”, destaca Flávia. O Prefeito Henrique Maciel, entusiasta do turismo, estava muito feliz com a visita e a assinatura da ordem. “Estamos muito felizes por poder prestar esse serviço à nossa comunidade. Nada mais justo do que nos unirmos para melhorar a vida de todos os habitantes do sul de Santa Catarina”, declarou. Segundo ele, com a conclusão do projeto, um novo nível será alcançado pela região dos canyons. “Estamos muito focados e não vamos medir esforços para que o geoparque saia. Será a grande alavanca para que alcancemos nosso objetivo, temos muito potencial e o turismo, a casa dia, mais cresce”, analisa.

            Também estiveram presentes outros prefeitos da região, o secretário regional Heriberto Schimidt e outras autoridades. Muito churrasco e boa comida coroaram o encontro, dando à reunião aquele ar de descontração, embora todos soubessem que havia muito trabalho a ser feito a partir desta segunda-feira.

Jornal Correio do Sul – Edição: 5.219