Em Floripa, Prefeito de Praia Grande lidera comitiva da Rota dos Canyons

O prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, cidade situada no extremo Sul de Santa Catarina, participou nesta quarta (2) de um encontro em Florianópolis que serviu para fomentar o turismo na chamada Rota Sabores dos Canyons, de extrema beleza natural que divide Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.  O prefeito veio a Floripa acompanhado do seu secretário de Turismo, Eduardo Trevisani, e de alguns dos produtores da cidade engajados no projeto.

O evento foi aberto a agentes de viagem, guias, profissionais de turismo e convidados da imprensa, que puderam observar apresentações sobre os atrativos que vem sendo incrementados na região dos Canyons, principalmente na gastronomia, no ecoturismo e no turismo de aventura.

As rodadas de apresentação acontecem com o apoio do Ministério do Turismo. Na próxima semana, o encontro será em Porto Alegre, com o objetivo de incentivar o turismo de base comunitária e produção agroecológica.

O projeto tem como base o turismo de experiência em 12 famílias cadastradas no projeto. Na rota, estão desde produtores de cerveja artesanal até artesãs que mantém técnicas herdadas dos primeiros colonizadores. Com essas ações que fomentam o crescimento econômico da região, a expectativa é de que a fixação dos jovens nas propriedades deva crescer na ordem de 40%, em um ano, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das propriedades familiares.

Além de fortalecer a atividade econômica sustentável no entorno dos Parques Nacionais, oportunizar aprendizado e a valorização das famílias, que têm na agricultura familiar e na agroecologia sua maior renda, esse projeto é resultado de um convênio que se encerra agora em 2017, com o Ministério do Turismo, e está agora em fase de implantação de ações de apoio a comercialização.

A Rota Sabores dos Canyons oferece vivências em 12 propriedades cadastradas no projeto, com diversas atividades como degustação de produtos agroecológicos, interação e experiências envolvendo a sabedoria popular, a interação com a comunidade Quilombola São Roque, gastronomia típica rural, o artesanato que valoriza a flora e fauna da região e muitas outras opções tendo os canyons como paisagem principal.

A condutora de ecoturismo Daniela Schimidt, que veio de Praia Grande acompanhar a comitiva em Floripa, conta que também trabalha na produção de açaí, fruto que no Sul tem sabor e aparência diferente do conhecido do Norte do Brasil. A cerveja Grota Bier, única no País fabricada com a água pura da região, também tem agradado os turistas, com sabores que vão desde o açaí até o mel e a rapadura.

Sobre a Região do Projeto
Praia Grande, no extremo sul catarinense, é a parte baixa de grandiosos canyons de Aparados da Serra – como o famoso Itaimbezinho. Apesar de povoado por descendentes portugueses e italianos a partir de 1917, foram os tropeiros que abriram as primeiras rotas de ligação, no belo traçado da Serra do Faxinal. Ladeado por imponentes escarpas com mais de 900 metros de altura e que começaram a se formar a 130 milhões de anos.