Frei Protásio e Frei Gervásio

Frei Protásio e Frei Gervásio nasceram em Veranópolis/RS no dia 10 de agosto de 1921.
Frei Protásio tinha como nome de Batismo Celeste Ferronato e Frei Gervásio Francisco Ferronato. Filhos de Pedro Ferronato e de Antonietta Coldebella, ingressaram no Seminário Seráfico São Jose, Veranópolis, no dia 07 de fevereiro de 1935. Professaram em 1943 em Flores da Cunha. Foram ordenados Presbíteros no dia 19 de dezembro de 1948 por Dom José Baréa em Veranópolis.

Antes de chegarem a Praia Grande, atuaram na Pastoral Paroquial em São Francisco de Assis, Sananduva, Pelotas, Pompéia, Birigui e Dracena.
Frei Protásio assumiu a Paróquia de Praia Grande no dia 5 de fevereiro de 1956. Após um ano, chegou seu irmão Gêmeo Frei Gervásio. Naquela época havia apenas uma Igrejinha, onde é hoje a Praça São Sebastião e, Praia Grande ainda não havia sido emancipada. As grandes dificuldades encontradas pelos Freis, não foram obstáculos e nem impediram que eles sonhassem com uma Praia Grande Melhor.

Frei Protásio ao chegar, logo deu início a construção do Salão Paroquial, onde começou a rezar missas, pois a igreja existente era muito pequena, ao mesmo tempo em que foi iniciada as obras do Hospital.
Em maio de 1960 as obras do primeiro andar do Hospital Nossa Senhora de Fátima já se destacavam…E quando o hospital foi concluído, irmãs da congregação de “Nossa Senhora Aparecida” vieram para coordenar e trabalhar no Hospital.
A construção da Igreja foi iniciada no dia 20 de janeiro de 1963 e inauguração em 18 de janeiro de 1987 tendo o Sr. Guerino Daros como Padrinho.
Frei Gervásio tinha conhecimento de engenharia e arquitetura, e todas as obras eram coordenadas por ele.
Na Igreja São Sebastião Frei Gervásio escolheu como chefe de obras o Senhor José Antônio de Aguiar, que permaneceu até a inauguração da igreja, dedicando assim 25 anos de sua vida.
A 1° Funcionária da casa Paroquial foi a senhora Eliza Bellettini Inácio, posteriormente no final da década de 60 com a igreja já coberta e rezando missas os Freis foram pessoalmente até a cidade de Ermo na casa dos pais de Elza e Líbera Tomazzi para convidá-las a trabalharem com eles. Assim, elas vieram morar em Praia Grande, permanecendo com os Freis até o dia em que eles se despediram de nossa cidade.
Os Freis formaram também as congregações: Filhas de Maria, Marianos e motivaram o Apostolado da Oração.
Dia 19 de dezembro de 1973 os Freis completaram 25 anos de Sacerdócio e receberam em Praia Grande o Título de “Cidadão Honorário”.
No dia 6 de janeiro de 1976 depois de 20 anos na cidade de Praia Grande os Freis Gêmeos se despediram…

As obras que os freis nos deixaram foram construídas com “Doações e trabalhos Voluntários” de centenas e centenas de pessoas…
Duas Ruas na cidade de Praia Grande levam o nome dos freis.
Em 1979 Frei Protásio faleceu em Mato Grosso do Sul onde atuava e foi sepultado em Campo Grande. Era membro da Província do Brasil Central
Em 1991 o Prefeito Ari Pedro Borges em seu 2° mandato, ampliou e reformou o Cemitério Jardim da Paz e deu a ele o nome de Frei Protásio.

Frei Gervásio faleceu em 1998, 18 anos após seu irmão. Foi sepultado no Cemitério municipal de Veranópolis no Jazigo dos Frades Capuchinhos…Era membro da Província Nossa Senhora de Fátima, Brasil central.
Frei Protásio e Frei Gervásio, foram imprescindíveis para o desenvolvimento de Praia Grande… “Estavam sempre à frente dos movimentos que poderiam beneficiar nossa cidade”.
Tinham o mesmo sonho de Gualberto Elias, queriam que Praia Grande se tornasse um Município e participaram ativamente desta conquista. No dia 19 de julho de 1958 os Freis rezaram a missa da Emancipação do Município e Gualberto Elias foi escolhido o 1° Prefeito de Praia Grande.
Mobilizaram os Praiagrandenses para a criação da Cooperativa de Eletrificação Rural, atual CEPRAG.
Participaram ativamente na luta pela abertura da Serra do Faxinal, indo inclusive, até a capital para falar pessoalmente com o Governador, pois sabiam que a Serra traria grande desenvolvimento para Praia Grande.
Trouxeram saúde, conforto e segurança com a construção do Hospital Nossa Senhora de Fátima…
Muitas pessoas foram batizadas, crismadas ou casaram-se com a benção dos freis.

A Igreja São Sebastião, não se destaca somente pela sua “Beleza e Tamanho”… Ela é o Símbolo do que os Praiagrandenses são capazes de fazer “Quando se Unem”.

Em 2019, na Administração do Prefeito Henrique Matos Maciel, Frei Protásio e Frei Gervásio se uniram novamente. Os restos mortais dos irmãos capuchinhos, descansam aos pés de sua grandiosa obra: a Igreja São Sebastião.