Dos Fogões CLEMA a Metalúrgica Pinto

No ano de 1825, Nicolau Klaeser embarcou na Alemanha com destino ao Brasil. Trazendo com ele a tradição da família, os conhecimentos em metalurgia. Chegando no final do mesmo ano no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1826 desloca-se para Porto Alegre, fixando residência em terras gaúchas.
Em 1945 seu neto Julio Pedro Clezar chega a Praia Grande com sua esposa Maria Olívia, conhecida como dona Picuxa.
Julio Pedro Clezar, herda do avô Nicolau, o conhecimento e o gosto pela metalurgia. E neste mesmo ano, com o seu irmão Magnus, monta uma pequena metalúrgica na vila de Praia Grande, onde fabricavam implementos agrícolas, ferramentas, peças. A sociedade acabou sendo desfeita em 1949. Julio tinha o sonho de fabricar fogões a lenha. Ele mesmo criava os modelos e fazia os testes para deixá-los o mais funcional possível. Com a sociedade desfeita Julio a esposa e as filhas Wilma, Sueli e Beatriz mudaram-se para o centro da vila de Praia Grande, onde construíram sua fábrica e residência. O sucesso foi tanto que muitas famílias da região o procuravam para adquirir o fogão a lenha que trazia em seu nome as iniciais de “Cle de Clezar e Ma de Maria”, dando origem a fábrica de fogões CLEMA.
Em 1956 com muito trabalho e dedicação, foi adquirido um terreno para a construção da nova empresa e continuando com a missão, fortalecimento da marca dos fogões a lenha CLEMA. Em 01 de fevereiro de 1964, Júlio Clezar é eleito por voto popular prefeito de Praia Grande, onde veio a contribuir com o crescimento e desenvolvimento da cidade.
Em 15 de maio de 1965, veio a falecer, deixando para sua família, seu trabalho, dedicação, exemplo de vida e a arte de fazer fogões. A empresa teve continuidade com o sócio e genro, Garibaldino Pereira Pinto, casado com, Suely Clezar Pinto. Houve então a alteração da razão social da empresa para Metalúrgica Pinto Ltda. A qualidade, durabilidade e tradição da empresa continuou, e outros trabalhos foram colocados em produção, telas para alambrados e canos para estufas de fumo, mas o foco principal da empresa sempre foram os fogões a lenha. Em 1970 a 1976 Garibaldino Pereira Pinto foi presidente da cooperativa de eletrificação rural de Praia Grande e foi eleito prefeito na gestão de 01/02/1973 a 31/01/1977, contribuindo muito mais, com obras, das quais ficarão sempre marcadas na história de Praia Grande. Terminando sua gestão, retomou a direção da empresa Metalúrgica Pinto Ltda até 03/10/1990, quando veio a falecer. Deixando aos seus sucessores uma tradição de muitos anos, os fogões a lenha CLEMA. Hoje, a empresa é Dirigida por seu Genro, Edson Carboni.


Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Obras Consultadas: Acervo Particular ACasaRosa Hostel, www.metalurgicapinto.com.br
Fotografias: Acervo Metalúrgica Pinto, Secretaria Municipal de Cultura