Os desfiles de 7 de setembro
Praia Grande teve seu primeiro desfile de 7 de setembro em 1958, ano de sua emancipação política, contando com a participação de estudantes do Grupo Escolar Bulcão Viana. A partir disso, o desfile se torna um dos eventos mais esperados na cidade, por alguns anos.
Os registros de tal ato cívico no país apontam que, nos anos de 1930 com o presidente Getúlio Vargas no poder, surge o sentimento de nacionalismo, onde o chefe do País se preocupava em mostrar que todos pertenciam a um único território. Além disso, os desfiles alusivos à Independência contavam sempre com a presença de militares, ganhando logo depois a aceitação dos estudantes.
Em 1949, já com Gaspar Dutra na presidência do Brasil, o 7 de setembro se transforma em feriado nacional pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949.
Os desfiles, até 1964, reuniam civis e militares, instituições laicas e religiosas, trabalhadores, crianças, jovens e movimentos organizados de estudantes.
Com os militares no comando da Nação, o civismo marca a valorização de defesa das instituições e deveres para com a pátria. Surge então a lei federal 5.571 assinada em 1969 pelo General Emílio Garrastazu Médici para regulamentar as comemorações de 7 de setembro, e o desfile perde o caráter festivo.
Essa lei foi reforçada e modificada pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.