Escolas municipais iniciam projetos esportivos

Iniciaram nesta semana os projetos sociais de MiniAtletismo e Muaythai nas três escolas da rede municipal de ensino. Os projetos nascem de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento Municipal de Esportes, utilizando o turno inverso escolar para a prática esportiva.

As aulas serão coordenadas por profissionais da área, sendo eles: Gustavo Moura, Susi Piva e Leonardo Mafra. Na última quinta-feira, 04 de novembro, a Secretária de Educação Zeza Daros e o Diretor de Esportes Prof. Everton (Rato) estiveram nas escolas realizando a abertura dos projetos junto aos alunos, professores e direção escolar.

O projeto do MiniAtletismo é a porta de entrada das crianças em idade escolar de participar e praticar o esporte considerado pai dos outros esportes. Neste projeto os alunos terão a oportunidade de trabalhar as valências físicas e habilidades básicas do ser humano, como andar, correr, pular e as valências da coordenação motora, velocidade, força e agilidade. Desenvolvendo estas, estudos científicos mostram que criança tem a tendência de se tornar um adulto com a cultura da atividade física, além da oportunidade de se tornar uma atleta.

Já o projeto de Muaythai busca difundir a prática esportiva como instrumento educacional no contra turno escolar, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico e social da criança e do adolescente. Ele também vai colaborar para a formação de crianças e adolescentes com sólidos valores éticos, morais e de cidadania, ancorados no respeito às diferenças de gênero, raça, cultura e condição socioeconômica.

Os projetos sociais que estão sendo desenvolvidos vão contribuir para reduzir a evasão escolar e o tempo de exposição da criança e do adolescente em situações de risco.