Praia Grande representada no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), se fez presente na 10ª edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Ibirama/SC. Após ter sido cancelado em 2020 e 2021 em razão da pandemia da COVID-19, o Fórum teve mais de 120 municípios inscritos e 250 participantes.

 

O encontro aconteceu entre os dias 11, 12 e 13 de maio e oportunizou debates das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras, buscando o fortalecimento das ações de programas já existentes e abrindo caminhos para futuras parcerias. O evento é organizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama.

 

Foram três dias aprofundando-se em temas como diversidade cultural e gestão da cultura na pandemia, com foco nos aprendizados adquiridos. Os participantes puderam escolher entre seis oficinas específicas: Gestão de Acervo e Educação Patrimonial; Planejamento Estratégico e Ações Culturais; Práticas Administrativas (nova lei de licitações); Gestão de Linguagens Artísticas (Conselhos Municipais); Cultura como Matriz Econômica e Transversalidade da Cultura.

 

O Secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Bellettini, membro do Comitê Gestor do CONGESC e primeiro-secretário, pontua a importância da capacitação dos Gestores de Cultura, visto que grande parte são novos Gestores. “Em próxima assembleia na AMESC vamos mobilizar os colegas para que todas as diretorias e secretarias andem juntas em um grande projeto regional. Nosso objetivo é que todos os municípios tenham Gestores de Cultura e principalmente o CPF (Conselho de Cultura, Plano e Fundo) da cultura em dia.”

 

Segundo o Prefeito em exercício, Rodrigo Mariani, “a qualificação dos profissionais vai contribuir com o desenvolvimento da Cultura a nível regional e municipal. Nossa gestão acredita no setor cultural e tem destinado recursos importantes para a área”.

 

Além do Secretário de Cultura, Kauê Bellettini, participaram o Diretor de Cultura de Passo de Torres, Jaime Batista; a Diretora de Cultura e Turismo de Santa Rosa do Sul, Marcia Fernanda da Rosa; a Gerente de Cultura de Sombrio, Rosangela Margutti Garcia; o Diretor de Cultura de Ermo, Renan Fávaro; Diretora de Cultura de Araranguá, Micheline Vargas e a Coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Helen Becker.