Os Primeiros Anos da Energia Elétrica

Dadas as circunstâncias tecnológicas da atualidade, é quase impossível imaginar um mundo sem redes de energia elétrica. Praticamente tudo nos lares das famílias funciona com eletricidade. Agora, pode-se imaginar os primeiros anos de implantação das primeiras redes, ainda na década de 1960. Em Praia Grande, foi necessária a fundação de uma cooperativa, inicialmente CERPRAG – Cooperativa de Eletrificação Rural de Praia Grande, a qual, há alguns anos, mudou para apenas CEPRAG, mas mantendo seu legado e compromisso com trabalho de qualidade. Todo esse processo significa muito para a história da cidade, ainda mais quando se considera o quanto os trabalhos foram duros nesses primeiros anos. A estrutura e os equipamentos da época eram muito escassos, e a maior parte do trabalho era realizada manualmente. Diante disso, é importante referenciar e trazer de volta a memória de muitos trabalhadores praia-grandenses que se dedicaram a essa etapa da modernização da cidade. Nas imagens dessa semana, resgatamos alguns detalhes dos trabalhos de instalação dos postes e também a participação da CEPRAG no desfile de 7 de setembro.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Acervo da Secretaria Municipal de Cultura
Redação: Frank Cardoso Lummertz.