Praia Grande espera novo recorde de voos de balão no feriado de Corpus Christi
Feriado de Corpus Christi na quinta-feira (30) se aproximando e com a previsão de tempo bom, existe a possibilidade de superar o último recorde de 58 balões no céu de Praia Grande (SC). A Capital dos Canyons já registra grande procura por hospedagens para o final de semana, quando muitos terão folga prolongada.
A cidade tem o turismo como base importante da economia e é conhecida pela grande quantidade de balões que decolam todas as manhãs. Praia Grande também tem uma grande oferta turística, com cerca de 1.200 leitos, trilhas nos canyons e nos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, passeios de quadriciclo, UTV, cavalgadas, passeios ao nascer do sol, entre outros. Também conta com uma gama de opções gastronômicas variadas, com restaurantes de diversos estilos.
Além disso, é importante salientar que a cidade de Praia Grande está com todas as suas estradas de acesso liberadas e todos os seus atrativos operando normalmente para receber os turistas. No caso dos voos, podem ser direcionados para os aeroportos de Jaguaruna (1h20min de distância de carro), Florianópolis (3h30min de distância) e Canoas (3h40min de distância).
Aquecimento do setor
A tragédia da enchente no Rio Grande do Sul impactou na queda do movimento turístico na cidade e o feriado deve trazer um fôlego ao setor, que tem realizado diversas ações solidárias para auxiliar as vítimas e pretende manter essas iniciativas pelo tempo necessário. Porém, o volume de cancelamentos das últimas semanas tem deixado os empreendedores apreensivos, já que o turismo é uma das bases da economia da cidade.
O feriado deve garantir manutenção dos empregos e também a relação econômica já consolidada com Rio Grande do Sul, visto a proximidade geográfica. “Boa parte do abastecimento de hotéis, pousadas e restaurantes praia-grandenses é feita a partir de empresas gaúchas. Precisamos manter a economia local fortalecida para seguir dando suporte ao Rio Grande do Sul e o turismo desempenha um pilar fundamental nesse processo”, salienta o diretor de Turismo de Praia Grande, Guilherme Mainieri.
Guilherme assegura que as atividades turísticas estão operando em sua totalidade e que o fomento ao setor é fundamental para a economia gaúcha. O diretor ainda reconhece a sensibilidade que o momento exige. “Mas é necessário esclarecer que há acessos para chegar a Praia Grande e que precisamos nos fortalecer para que os reflexos da enchente não impactem ainda mais, colocando em risco a geração de emprego e renda do turismo e, consequentemente, diminuindo o nosso potencial na representatividade econômica e solidária junto ao Rio Grande do Sul”.