Praia Grande na Revolução Farroupilha

Bento Gonçalves, estancieiro gaúcho e um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1845), liderava uma campanha com seu batalhão rumo a Laguna. Sabendo da presença do exército imperial na região, e contando com o conhecimento dos moradores locais, decidiu subir a Serra, em Torres, ou nesse caso, em Praia Grande. Como nos conta o historiador Ruy Ruschel:

“Depois de inutilizar e descartar o equipamento mais pesado, Bento Gonçalves conduziu suas tropas diretamente dos morros da Itapeva pela estrada do Faxinal, contornando a localidade de Torres uns 5 km a oeste. Passou pelo Campo Bonito e perto da Lagoa do Jacaré, na direção do Passo do Rio Verde. Dali, seguiu pela margem do Mampituba até o chamado ‘Passo dos Paulistas’ (segundo depoimento posterior do Cel. Francisco de Paula Soares), onde atravessou o rio e subiu a Serra. Admitindo-se que esse ‘passo’ fosse o atual de Praia Grande, próximo à desembocadura do afluente Molha-Coco, é possível que as tropas de Bento tenham subido a Serra a partir dali, numa trilha que alguns chamam de Molha-Coco, outros de Faxinal ou Cavalinho. As picadas coincidiam, aproximadamente, com as que hoje correspondem à estrada de Praia Grande a Cambará do Sul e ao Itaimbezinho. Sabe-se a direção, mas ainda falta aos historiadores modernos reconstituir detalhes do difícil trajeto da época.”

Embora o texto do historiador mencione nomes como Faxinal e Molha-Coco, pela época da Revolução Farroupilha, a trilha de mulas que subia a Serra Geral e era mais utilizada naquele período era a Picada do Cavalinho, onde atualmente se localiza a comunidade de Mãe dos Homens. Essa picada ligava os campos no alto da serra, entre os cânions Itaimbezinho e Faxinalzinho. Atualmente, é possível subir pela trilha, e mesmo com a floresta fechando o caminho, ainda é possível identificar marcas do passado. E assim foi a passagem de Praia Grande na Revolução Farroupilha.

Fonte: Ruy Ruben Ruschel
Fotos: Acervo Frank Cardoso Lummertz e www.praiagrandedoscanyons.com
Redação: Frank Lummertz @montanhas_underground