Praia Grande recebe apoio da Defesa Civil Nacional após chuvas intensas

Praia Grande enfrenta uma situação crítica após as fortes chuvas que atingiram a região na última quinta-feira, 15 de junho. Segundo a prefeitura, em torno de 4500 pessoas foram afetadas pelos alagamentos, deslizamentos e quedas de pontes e estradas.

Para avaliar e demonstrar os danos causados ao município, a Defesa Civil Nacional e a prefeitura de Praia Grande realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, no auditório municipal da prefeitura. Durante o evento, foram apresentados números detalhados sobre os estragos e ações que serão realizadas para enfrentar essa situação desafiadora.

A chuva que atingiu Praia Grande causou muitos transtornos e prejuízos para a população. Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil, cerca de 300 pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ser levadas ao ginásio, onde receberam assistência médica e social. Outras 1200 pessoas ficaram desalojadas, ou seja, não precisaram ir para os abrigos, mas tiveram que sair de suas casas por conta da chuva. Além disso, 200 pessoas ficaram isoladas em áreas rurais, sem conseguir atravessar as pontes que foram danificadas pela força da água. O total de pessoas impactadas pela chuva foi estimado em 4500, incluindo crianças que não conseguiram ir para a escola e famílias que ficaram sem energia e água.

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros, o governo federal está empenhado em apoiar a cidade com recursos financeiros, técnicos e humanos. Ele afirmou que já foram garantidos aproximadamente R$ 600 mil em donativos para a compra de cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene para as famílias desabrigadas ou desalojadas.

Além disso, a equipe da Defesa Civil nacional passou o dia todo em Praia Grande visitando as áreas afetadas e fazendo levantamento de dados.

O prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), agradeceu o apoio da Defesa Civil Nacional e destacou o trabalho conjunto das equipes municipais, estaduais e federais. Ele ressaltou que a prioridade é garantir a segurança e o bem-estar da população, além de recuperar a normalidade da cidade.

Representantes da Defesa Civil Municipal também participaram da coletiva e informaram sobre as ações que estão sendo realizadas no atendimento às famílias, na limpeza das vias públicas, na instalação de kits de transposição nas pontes danificadas e na distribuição de água potável.

A coletiva contou ainda com a presença do vice-prefeito Rodrigo Mariani, da secretária de Assistência Social Tatiani Homem, do Presidente do Colegiado de Coordenadores da Defesa Civil da Amesc, Higor Pereira e imprensa local.