Prefeitura de Praia Grande trabalha na reconstrução da ponte do Rio do Boi que foi levada novamente pela enchente
A ponte que dá acesso à comunidade e à trilha do Rio do Boi – uma das mais importantes do país – foi levada novamente pela enchente do último sábado (18), em Praia Grande. Desde então, a prefeitura trabalha intensamente para restabelecer a passagem e entregar a obra até este final de semana. A estrutura já foi destruída pela chuva em junho desse ano e chegou a ser reconstruída. A prefeitura refaz as pontes de forma provisória, pois aguarda governo do estado depositar os recursos para construção das cabeceiras e posteriormente enviar os kits de transposição, oferecidos pela Defesa Civil de Santa Catarina.
O prefeito Elisandro Machado (Fanica) esteve reunido com autoridades nessa segunda-feira (20). Estiveram visitando o local, o coordenador Regional de Infraestrutura Sul, Ademir Honorato; o assessor da deputada Federal Júlia Zanatta, Robson Pizzolo; e o assessor Especial Casa Civil, André Fernandes. Fanica reforçou o pedido das estruturas e mostrou a gravidade da situação. “Ainda em 2022 eu fiz o primeiro pedido ao governo do estado. Em junho de 2023, depois da enchente, também solicitamos. Como ainda não chegou o material, estamos reconstruindo o acesso pela segunda vez”, explica.
Kits transposição
Os kits transposição são uma iniciativa do governo do estado em parceria com os municípios. O acordo é que o município realize a construção das cabeceiras das pontes e o estado envie a estrutura da passagem. O kit transposição é composto por peças pré-moldadas de concreto, que são transportadas e montadas no local e têm capacidade de suportar cargas superiores a 50 toneladas. “Não há condições de fazermos as cabeceiras sem a chegada do material da ponte. O que estamos construindo incansavelmente após cada enchente é provisório, pois se limita aos recursos que a prefeitura tem para isso. A comunidade e os turistas do mundo inteiro que usam esse acesso precisam de uma obra com mais durabilidade e segurança”, diz o prefeito.