Ricardo João Ignacio
Ricardo João Ignacio nasceu em Passo do Sertão (atual São João do Sul) em 1882, filho de João José Ignacio e Maria Mathildes André. Foi batizado no dia 28 de agosto de 1882.
Casou-se com Ignacia Perpetua da Silveira com quem teve 12 filhos: Edília, Maria Perpetua, Arnaldo, Adelia, Acacio, Antonio Ricardo, Sebatião, Eralides e mais 4 crianças que morrreram antes de completar 2 anos de febre espanhola.
Em 1917 estabeleceu-se com comércio no centro de Praia Grande, situado de frente para a atual rua 19 de julho. O comércio era de secos e molhados, genêros alimentícios em geral, vendas no varejo e atacado.
Em 27 de fevereiro de 1928, Ricado João Ignacio foi nomeado pelo Presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza como primeiro agente de Correios em Praia Grande. Ricardo era do partido governista e em 25 de março tomou posse do cargo.
A agência de Correios onde Ricardo trabalhava situava-se na praça São Sebastião, na rua que hoje leva o nome Ricardo Inácio, em sua homenagem. Em 25 de fevereiro de 1929 Ricardo foi empossado como efetivo.
Em 1931 ocorreu a fusão dos Correios com a repartição geral de telégrafos, nascendo o DCT – Departamento de Correios e Telégrafos. Os serviços de Correios foram passados mais tarde a seu filho Antonio Ricardo Inácio.
Ignacia faleceu em 25 de fevereiro de 1943 e Ricardo João em 15 de abril de 1943.
Com sua morte sua nora, Corina Inácio, esposa de Antonio Ricardo Inácio, foi nomeada para os Correios.
Ricardo João Ignacio foi o maior atacadista do início do século XX.
Fonte: Pe. Raulino Reitz. “Paróquia de Sombrio”,
Gilberto Ronsani: “Praia Grande, Cidade dos Canyons, 180 anos de História.”
Fotos: Gilberto Ronsani e Arquivo Municipal