20 ANOS DO FURACÃO CATARINA
No dia 27 de março de 2004, os moradores do Sul de Santa Catarina e de parte do litoral norte do Rio Grande do Sul vivenciaram a passagem do primeiro furacão do Atlântico Sul. O fenômeno, que foi batizado oficialmente como “Furacão Catarina”, deixou um rastro de destruição e 11 mortos. 14 municípios decretaram Estado de Calamidade Pública e 07, Situação de Emergência. Foram 33.165 desabrigados e desalojados e pelo menos 78 pessoas feridas. Os prejuízos econômicos foram superiores a R$ 850 milhões, sendo que mais de um milhão de catarinenses foram afetados. Na época nenhum município do Estado estava preparado para um evento dessa magnitude.
O Catarina também produziu prejuízo na agricultura, conforme relatórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC). Na cultura do milho, foram 7.538 hectares atingidos, com 90% de perda. No arroz irrigado, os ventos atingiram 31.125 hectares, gerando 18,3% de perda. O impacto também foi significativo na cultura da banana, com 70% de perda dos 5.705 hectares atingidos. Ainda houve prejuízo nas culturas do feijão, maracujá, mandioca e moranga.
Em Praia Grande os rios transbordaram, tendo inclusive mudado o curso em alguns trechos, partes da encosta da Serra Geral tiveram desmoronamento e o impacto dos fortes ventos na agricultura foram devastadores. Muitas residências foram danificadas, entretanto não houve mortos.
Fonte: https://www.engeplus.com.br/ ; https://www.defesacivil.sc.gov.br/
Fotos: acervo de www.engeplus.com.br/
Redação: Frank Cardoso Lummertz