50 ANOS DA ENCHENTE DE 1974

Você sabia que faz meio século da enchente de 1974? Uma das maiores catástrofes ambientais da região está completando meio século. Da região, porque praticamente todo o Sul de Santa Catarina e algumas cidades do Nordeste Rio-grandense foram atingidas. A grande enchente aconteceu no dia 24 de março de 1974 e após o ocorrido acabou por transformar a vida e o destino de muitas famílias.

A cidade praticamente ficou embaixo da água pelas forças do rio Mampituba e vilas inteiras sofreram com os estragos, deslizamento de terras na serra e a destruição de pontes, estradas e roças marcaram a memória de gerações.
Muitas pessoas que viveram essa época lembram de como os rios foram enchendo e que numa questão de horas várias localidades estavam alagadas. Conta-se que fazia alguns dias que a chuva não dava trégua, mas que era uma chuva constante e fraca, até que por volta do dia 23, noite a dentro a chuva “apertou”. Na manhã do dia 24 os rios praticamente estavam “estourando”. Muitas pessoas se abrigaram em lugares mais altos, nos morros e até mesmo dentro da igreja São Sebastião de Praia Grande. Vilas como Pedra Branca, Rio do Boi, Fundo do Rio do Boi e Vila Rosa tiveram muitas casas arrastadas com as forças das águas. O centro de Praia Grande ficou praticamente inundado. Foi uma verdadeira tragédia.
Esses eventos demonstram a força da natureza e a geografia na qual a cidade de Praia Grande foi construída. São as forças das águas quem vem do alto da serra e de dentro dos cânions. Importante as gerações futuras lembrarem para que sempre continuem a respeitar a natureza e suas forças

Fonte : Secretaria Municipal de Cultura
Fotos: acervo da Secretaria Municipal de Cultura