Agosto Lilás contará com palestra de promotora de justiça em Praia Grande

No mês de agosto, o Brasil celebra o combate à violência contra a mulher, com a campanha Agosto Lilás. Nesse contexto, a promotora de justiça da comarca de Santa Rosa do Sul, Juliana da Costa Lima Cangussu, irá ministrar uma palestra sobre violência familiar e doméstica, abordando os tipos, as causas e as consequências desse grave problema social.

A palestra será realizada no dia 29 de agosto, às 16h, na Câmara de Vereadores de Praia Grande, e é aberta ao público em geral. A iniciativa visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar e prevenir a violência contra a mulher, bem como orientar sobre os direitos e os serviços de proteção disponíveis para as vítimas.

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos que afeta milhares de mulheres no Brasil e no mundo. Ela pode se manifestar de diversas formas, como agressão física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Essas violências causam danos irreparáveis às vítimas, às suas famílias e à sociedade, podendo levar até à morte.

Por isso, é fundamental que as mulheres conheçam os seus direitos e saibam como buscar ajuda em caso de violência. A Lei Maria da Penha, que completa 17 anos neste mês, é um instrumento legal que visa proteger as mulheres da violência doméstica e familiar, garantindo medidas de prevenção, assistência e punição aos agressores.