Alunos do SCFV de Praia Grande participaram do 3º sul catarinense de Capoeira

No último sábado, 23 de setembro, aconteceu o 3º sul catarinense de capoeira em Passo de Torres, um evento que reuniu alunos e mestres de diferentes cidades para celebrar a arte e a cultura afro-brasileira. O evento contou com o batismo e a troca de graduação dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Passo de Torres, Praia Grande e São João do Sul, que frequentam a oficina de capoeira há um ano.

Os alunos de Praia Grande estiveram acompanhados pela Secretária de Assistência Social, Tatiani Homem e sua equipe. Os alunos passaram por dois exames, um de aptidão física e outro teórico, e foram aprovados para receber a nova corda que representa o seu nível na capoeira. O batismo é o ritual em que o aluno recebe o seu apelido na capoeira, após jogar com um mestre que lhe dá uma queda simbólica. Cerca de 15 mestres estiveram presentes no evento, vindos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte, além de contramestres, professores, monitores e instrutores que formaram uma equipe de 40 pessoas.

O responsável pelo evento foi o Éder Leonardo Daront, mais conhecido por mestre Curisco, que coordena a oficina de capoeira no SCFV. O evento foi uma demonstração da beleza, da força e da diversidade da capoeira, que é uma expressão cultural brasileira reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade.

“A capoeira é mais do que uma luta, é uma manifestação cultural que valoriza a história e a identidade do povo brasileiro. Por isso, é uma honra participar do 3º sul catarinense de capoeira, que reuniu tantos talentos e mestres dessa arte. Parabenizo os alunos do SCFV que se dedicaram e se superaram nos exames de batismo e troca de graduação, mostrando o seu compromisso e o seu amor pela capoeira. Espero que a capoeira continue sendo um instrumento de educação, de inclusão e de transformação social para esses jovens e para toda a comunidade”, disse o mestre Curisco.