Alunos praia-grandenses participaram de palestra sobre comunicação e turismo

Na última quarta-feira, 16 de agosto, o auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag) sediou uma palestra técnica sobre “Comunicação e Mídias Sociais no Mundo do Turismo”. O evento foi ministrado por Douglas Benker, assessor de comunicação que atua na Prefeitura de Praia Grande.

Estudantes e professores estiveram presentes, ampliando seus conhecimentos sobre os conceitos, tendências e ferramentas da comunicação aplicadas ao turismo. Participaram alunos dos 6º anos das Escolas Municipais Profª Eliziani Citadin Marques e Leonardo Pedro Thomaz, Escola Estadual Bulcão Viana e Escola Estadual Abel Esteves de Aguiar.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O objetivo foi fornecer uma perspectiva educativa e prática sobre a intersecção da comunicação e turismo, recebendo avaliações positivas dos estudantes e profissionais que lá estavam.

Durante a palestra, foi abordada a evolução da comunicação no setor turístico, desde os tempos de guias impressos e agências de viagem até a era atual, onde as redes sociais são as principais fontes de informação e inspiração para os viajantes.

Benker destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e social de Praia Grande, conhecida como a Capital dos Canyons. Ele ofereceu dicas de fotografia usando dispositivos móveis e propôs um desafio interativo aos participantes. Também se discutiu o impacto dos vídeos na promoção de destinos, a relevância da redação turística e como uma comunicação eficaz pode ampliar a visibilidade de destinos turísticos.

Os ensinamentos da palestra serão colocados em prática pelos alunos no dia 23 de agosto, durante uma visita ao Geossítio Cânion Malacara. Para concluir o projeto, no dia 27 de setembro, Dia Internacional do Turismo, os materiais de mídia produzidos pelos alunos em colaboração com a equipe de comunicação visual serão divulgados.

“Reconhecemos a importância de se aprender sobre turismo, especialmente ao promover a divulgação do município. O turismo é uma atividade econômica geradora de renda, empregos e desenvolvimento para as comunidades locais. Os alunos representam o futuro do nosso município. Ensinar-lhes a promover com qualidade é uma maneira de atrair visitantes, exaltar as belezas naturais, culturais e históricas da região e fortalecer a identidade local”, destacou a secretária de Educação, Zeza Daros.