Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul firma convênio com Geoparque do México

O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul conta agora com uma importante parceria internacional. O presidente e prefeito de Praia Grande Elisandro Machado (Fanica), assinou um convênio de colaboração com o Geoparque Comarca Minera, do México, nessa segunda-feira (15).

O termo estabelece as bases para a cooperação entre os dois geoparques, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios, a conservação do meio ambiente, além de projetos, trabalhos e ações de interesse mútuo. Entre as ações previstas, estão atividades de colaboração em áreas como consultoria, intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico, esportivo, cultural, estudos e pesquisas, desenvolvimento de práticas profissionais, serviço social, visitas guiadas, linhas de pesquisa e inovação, serviços tecnológicos e de extensão.

A celebração do convênio faz parte das estratégias de fortalecimento da atuação em rede, um dos principais objetivos dos Geoparques Mundiais da UNESCO. Para o presidente Consórcio, o ato representa mais um grande passo para o avanço das atividades do Geoparque Cânions do Sul, que já está contribuindo muito para o desenvolvimento da região. “Estamos eliminando as barreiras dos municípios e aproximando as fronteiras internacionais. Essa integração é muito importante, pois trata-se do nosso primeiro convênio internacional, um momento que vai ficar na história. Isso vai ampliar ainda mais nossos horizontes e trazer mais benefícios para a população dos dois geoparques”, destacou Fanica.

O encontro on-line contou com o presidente da Red Geo Lac, Eugenio Bidondo; o vice-presidente do Geoparque Comarca Minera, Miguel Cruz; o diretor executivo do Geoparque Cânions do Sul, Gislael Floriano; a deputada mexicana Cármen Lozano e o presidente Eduardo Alonso, representando o Geoparque Comarca Minera.