Georrota Cânions do Sul e Sebrae apresentam balanço de ações e projeções para 2024

O turismo da Georrota Cânions do Sul reuniu representantes dos sete municípios do Geoparque Mundial da Unesco e do Sebrae, na manhã dessa quarta-feira (31), no auditório da Ceprag, em Praia Grande. Foi apresentado um balanço das ações do setor até o momento, a projeção de iniciativas para 2024 e também o resultado da pesquisa de identidade e demanda turística da região que compreende a Georrota.

O prefeito de Praia Grande e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Elisandro Machado (Fanica), destacou o engajamento dos empreendedores do trade turístico e falou de uma das principais metas para 2024. “Queremos regularizar o maior número de empreendimentos possível junto ao Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Isso fortalece o segmento na prestação de seus serviços, na divulgação e visibilidade no mapa turístico do Brasil e do mundo”, disse Fanica. O prefeito também destacou a conquista recente do primeiro convênio internacional junto ao Geoparque Comarca Minera, do México.

Grupos de Trabalho
Foram apresentadas as ações dos quatro Grupos de Trabalho (GTs) da Georrota: Turismo Rural, Balonismo, Hospedagem e Alimentação e Promoção Turística de Receptivos. Entre as projeções dos GTs para 2024 estão lançar um roteiro rural até maio, regulamentar o balonismo como atividade comercial, workshops e seminários. “O engajamento dos empreendedores que fazem parte da Georrota tem impulsionado a divulgação do nosso destino e mostrado todo o potencial que temos enquanto região. A identidade geológica é o nosso principal diferencial”, ressaltou o diretor executivo do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

Pesquisa de Identidade Turística
O Sebrae apresentou a pesquisa de Identidade Turística em que foram entrevistados moradores dos sete municípios que integram a Georrota: Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. “São dados que trazem a ótica da população a respeito da própria cidade enquanto destino turístico. Mostra o quanto estão integrados, qual nível de conhecimento acerca dos atrativos, incluindo pontos a serem melhorados”, explicou a gerente de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

Entre os dados apresentados, a pesquisa mostra que 90% dos moradores das sete cidades apontam o turismo como algo positivo. A maioria também acredita no crescimento do setor como benéfico para a população. O aspecto negativo que liderou o estudo é a questão das más condições das estradas da região, uma demanda que os prefeitos têm trabalhado para resolver junto aos governos dos dois estados e ao governo federal.

Selo Georrota
O encontro também lançou o Selo Empresa Destaque Georrota Cânions do Sul para os associados do projeto. É uma espécie de certificado e premiação pela excelência para atestar o compromisso dos empreendimentos com a sustentabilidade, preservação ambiental, criatividade, inovação, além de garantir a oferta de experiências enriquecedoras aos visitantes. Os consultores do Sebrae/SC também prestaram informações a todos os interessados em fazer parte do projeto.

Projeções para 2024
Uma das principais ações de 2024 é sediar o Seminário Internacional dos Geoparques, que está em fase de tratativas. Os participantes da Georrota Cânions do Sul vão seguir os trabalhos neste ano, com o apoio do Sebrae, sob quatro eixos: governança e gestão, desenvolvimento empresarial, produtos turísticos e promoção comercial. Estão previstos city tours, workshops, consultorias, ações de marketing digital, programa de artesanato, enfatizar o empreendedorismo feminino e promover um festival gastronômico da Georrota, entre outras iniciativas.

O Geoparque
O Projeto de Desenvolvimento Turístico do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul é uma iniciativa do Sebrae/SC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, entidades e instituições locais, que visa qualificar e integrar os produtos e serviços turísticos da região, valorizando o patrimônio geológico, natural e cultural. Participaram do evento prefeitos e representantes dos sete municípios, da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e empresários do setor.