GRAVAÇÃO DE “A RETIRADA” EM PRAIA GRANDE

Em outubro de 2005 Praia Grande entrou para a história do média-metragem “A Retirada”, roteirizado pelo jornalista Rolando Christian Sant’t Helena Coelho, dirigido por ele e pelo cineasta Olindo Estevam. As gravações ocorreram na Vila Rosa, ao sopé do Canyon Índios Coroados.

Baseado no livro Memórias de Garibaldi, de Alexandre Dumas, o filme conta a saída dos republicanos farroupilhas de Laguna, em 1839, quando estes voltam para o Rio Grande do Sul. No entorno, os farrapos comandados por David Canabarro, Teixeira Nunes e Giuseppe Garibaldi passam por várias localidades de nossa região, dentre elas Passo de Torres, Passo do Sertão (São João do Sul) e Praia Grande, antes de subirem a Serra do Faxinal.

Pelo roteiro, os enviados de David Canabarro tentam retornar ao Rio Grande atravessando o rio Mampituba, mas são impedidos pela Guarda Imperial. A solução é margear o rio até chegar ao sopé da serra e subi-la, para chegar ao planalto gaúcho. Lá dividem a tropa: metade segue para Lages, para de lá tentar retomar Laguna e a outra metade vai em direção a Viamão, ao encontro do general Bento Gonçalves, presidente da República Rio-grandense.

No elenco estão nomes consagrados do cinema do Sul do país, como Oscar Simch (Canabarro), Nelson Diniz (Teixeira Nunes), Sirmar Antunes (Alexandre Dumas) e Marcelo Aquino (Garibaldi), contando também com Marcelo Trigo (Rossetti) e Lise Souza (Anita Garibaldi). Além do elenco principal, cerca de cem figurantes a cavalo participaram das gravações.

O filme completo está disponível no canal do Portal C1 no YouTube:

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Acervo Municipal.
Vídeos: canal Portal C1 no YouTube.
Obras Consultadas: Jornal Correio do Sul, Portal C1.