Grupos da Melhor Idade
O envelhecimento faz parte da vida e sua proteção é um direito social. A Lei nº 10.741/2003 sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Tais reconhecimentos fazem parte do Estatuto da Pessoa Idosa. De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público – além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.
Praticamente, todas as organizações sociais das diferentes cidades brasileiras possuem os grupos da Melhor Idade. Geralmente são grupos bastante espontâneos que visam o objetivo de promover encontros entre as pessoas mais idosas. Esses grupos organizam não só os encontros, mas também festas, viagens, bingos e outras atividades de interesse. O que é importante para as pessoas dos grupos da Melhor Idade é estar feliz e aproveitar os momentos com as amizades construídas ao longo da vida ou as novas amizades encontradas no grupo.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Acervo Secretaria Municipal de Cultura.